28/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MARVÃO: INAUGURAÇÃO DO PERCURSO EM NATUREZA "CAMINHO DOS OLHOS D'ÁGUA" E DA ESCULTURA TÁTIL DA AMMAIA

O Município de Marvão inaugura, dia 14 de maio (sábado), o Percurso em Natureza “Caminho dos Olhos d’Água” e a escultura com valência tátil da cidade romana de Ammaia. A cerimónia tem início, às 9h30, no Páteo de entrada do Museu da Fundação Ammaia.
 
Com o percurso pedestre dos Olhos d’Água pretende dar-se a conhecer o património histórico, natural e cultural da freguesia de São Salvador da Aramenha, e do concelho de Marvão.
 
Ao longo de quase dez quilómetros, os pedestrianistas podem apreciar o Rio Sever, o Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova, a Ponte Quinhentista e Torre Medieval, a Quinta dos Olhos d’Água, a Cidade Romana de Ammaia, a estrada dos freixos “cintados”, o monumental conjunto dos fornos de cal e caleiras da Escusa, num troço de rara beleza natural, ou a Ponte da Ribeira das Trutas, (vulgarmente conhecida como Ponte do Cavalete).
 
Com a escultura da cidade romana de Ammaia, de valência tátil, o Município pretende contribuir para a abolição de barreiras físicas e comunicativas. Esta obra, da escultora Maria Leal da Costa, permite o contato tátil por deficientes visuais, transmite a informação necessária a uma compreensão global, de uma reconstituição da Ammaia e do seu enquadramento, permitindo ainda uma interessante abordagem visual da mesma.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram