29/07/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MONFORTE: UM DOS 5 MELHORES VINHOS BRANCOS DO MUNDO É DE MONFORTE

A casta Viognier, a única que deu corpo ao Virgo Branco Family Edition 2015, considerado um dos melhores 5 vinhos brancos no conceituado Concurso Mundial de Bruxelas 2016, arrecadando uma impressionante Grande Medalha de Ouro, cresceu e amadureceu no concelho de Monforte, especificamente nos solos xistosos da sua freguesia de Santo Aleixo, onde estão plantadas as vinhas da Casa Agrícola da Herdade da Torre do Frade.
 
Refira-se que, no total, Portugal obteve 16 Grandes Medalhas de Ouro, mais 4 que na edição anterior, tendo o Virgo Branco alcançado a única Grande Medalha de Ouro referente à categoria branco. Este ano entraram mais de 8.750 amostras, de 51 países diferentes. Foram avaliadas durante 3 dias por um painel que incluiu mais de 300 provadores de 54 países.
 
O Virgo Branco Family Edition 2015 é um vinho surpreendente pelo seu potencial aromático, pela sua frescura e pelo invulgar grau alcoólico que apresenta para um branco alentejano, apenas 11,5%.
 
Segundo Diogo Albino, um dos responsáveis pela produção vinícola da Torre do Frade, “esta proeza ficou a dever-se à persistência em tentarmos fazer vinhos brancos com baixo grau alcoólico. Portanto, temos que atribuir o maior mérito a Fernando Carpinteiro Albino (patriarca da família proprietária da Torre do Frade) que é obcecado por essa ideia. Para nós é um orgulho enorme receber esta distinção, enquanto produtores e, sobretudo, enquanto alentejanos, pois, sendo a região do Alentejo vista como terra de tintos e de vinhos alcoólicos, este prémio vem provar que também se produzem excelentes Brancos no Alentejo e, se houver vontade e visão, também se conseguem fazer vinhos com baixo teor alcoólico.”
 
Entretanto, na última reunião da Câmara Municipal de Monforte, realizada dia 18 de maio, Gonçalo Lagem, o Presidente do respetivo Executivo, quis partilhar a notícia com os restantes vereadores, felicitando toda a equipa da Torre do Frade e congratulando-se com tão dignificante distinção, a qual, por sua vez, eleva sobremaneira o nome de Monforte.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram