22 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MUNICÍPIO DE PORTALEGRE INVESTE NA PORTA E GRANDE ROTA DAS CASCATAS DA SERRA DE SÃO MAMEDE

MUNICÍPIO DE PORTALEGRE INVESTE NA PORTA E GRANDE ROTA DAS CASCATAS DA SERRA DE SÃO MAMEDE

CASCATAS 1

Imagem ilustrativa

Investimento no Acesso às Cascatas da Serra de São Mamede

O Município de Portalegre está empenhado em melhorar as condições de visita às áreas protegidas de âmbito nacional. Nesse sentido, já se iniciaram as obras de construção das acessibilidades às cascatas da Serra de São Mamede, através da candidatura “Melhoria das Condições de Visita em Áreas Protegidas de Âmbito Nacional”, do Fundo Ambiental.

Com um investimento no valor de 138 869,26 € (IVA), este projeto tem um prazo de execução de 180 dias. Durante esse período, serão realizadas várias intervenções para tornar mais fácil o acesso às cascatas e outros locais de difícil alcance.

Acessibilidade e Valorização do Património Natural

Entre as obras a serem realizadas, destaca-se a recuperação de caminhos, a instalação de pequenos passadiços e a reparação de pontes danificadas. Para além disso, está prevista a construção de uma estrutura suspensa que irá valorizar a visita ao Mirante do Grifo da Cascata da Cabroeira, proporcionando uma vista privilegiada da paisagem natural.

Outras melhorias incluem a colocação de mesas de merendas e ecopontos de apoio à estadia dos visitantes. Além disso, serão instalados elementos de sinalética para orientação e interpretação dos valores da paisagem envolvente, como balizas, setas direcionais, painéis e mesas informativas ao longo da Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede, que possui uma extensão total de 32,5 km.

Porta de São Mamede: Um Espaço de Interpretação

No âmbito deste projeto, também será inaugurada uma nova Porta de São Mamede no Centro de Interpretação do Complexo da Quinta da Saúde. Este espaço multifacetado será equipado com ferramentas digitais e disponibilizará conteúdos temáticos relacionados com o território e seus recursos identitários, que fazem parte do Parque Natural da Serra de São Mamede. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma experiência única e interativa.

O contrato de financiamento para a implementação da empreitada “Porta e Grande Rota das Cascatas da Serra de São Mamede” foi celebrado no dia 3 de maio com o Fundo Ambiental. A empresa responsável pela execução das obras é a Floema, LDA, que assinou o contrato de consignação nos dias 13 de julho e 18 de agosto.



Skip to content