27/11/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MUNICÍPIO DE REDONDO LANÇA “PRIMEIRA PEDRA” PELO DIREITO À HABITAÇÃO DIGNA

MUNICÍPIO DE REDONDO LANÇA “PRIMEIRA PEDRA” PELO DIREITO À HABITAÇÃO DIGNA

O Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza, representado pela Presidente da Mesa do Conselho Geral, Cidália Barriga, e pela Técnica Maria José Guerreiro, entregou à Câmara Municipal de Redondo a “Primeira Pedra” como símbolo de apelo à construção e implementação de respostas eficazes no acesso a uma habitação condigna.

Esta Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação pretende sensibilizar o poder local e a população para a necessidade imediata de uma política de habitabilidade, capaz de promover a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o desenvolvimento urbano.

A iniciativa em Redondo decorreu na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara destacou a importância deste apelo, até porque estão contempladas medidas urgentes nesta matéria no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma “oportunidade que não podemos desperdiçar”, uma vez que está em fase de preparação a Estratégia Local de Habitação. Consciente de que “ainda há muitos passos a dar para minimizar o impacto negativo da pobreza no concelho”, David Galego garantiu que a área social é uma das suas maiores “prioridades”.

Elogiando a intervenção da Autarquia de Redondo “numa lógica de proximidade com as pessoas”, Maria José Guerreiro considera que a pobreza transporta consigo “um efeito multiplicador, e nós temos de atacá-lo de vez”.

Já Cidália Barriga demonstrou a sua total disponibilidade para dar seguimento a este trabalho conjunto, sublinhando que “o caminho faz-se caminhando” e que “estamos cá todos para fazer o que for possível”.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram