30/09/2022 | 0:37

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MUNICÍPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ VAI AVANÇAR COM MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS

MUNICÍPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ VAI AVANÇAR COM MEDIDAS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS

O Município de Reguengos de Monsaraz decidiu que a frequência da Componente de Apoio à Família será gratuita no ano letivo 2022-2023 para todos os beneficiários, independentemente do escalão de rendimentos. Esta é uma das medidas de apoio às famílias que a autarquia está a implementar e que dá resposta às solicitações dos encarregados de educação do 1º ciclo do ensino básico de Reguengos de Monsaraz e de São Pedro do Corval. O município vai analisar a possibilidade de estender este serviço aos restantes estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho no próximo ano letivo e está a preparar outras medidas para apoiar as famílias durante este ano.

Outra medida de apoio às famílias que vai avançar de imediato é a comparticipação municipal do passe escolar em 50 por cento do seu valor para os estudantes que não obtêm a resposta educativa pretendida no ensino secundário no concelho de Reguengos de Monsaraz. Para obterem o novo passe de estudante, os interessados deverão dirigir-se ao Serviço de Educação da autarquia.

Esses estudantes vão receber depois mais 30 por cento de apoio no passe através do Fundo Ambiental. Os alunos do ensino profissional já são apoiados nas escolas.

A Componente de Apoio à Família foi criada para ajudar os pais dos alunos que tenham uma ocupação profissional com horários incompatíveis ao escolar e vai funcionar a partir do dia 26 de setembro com o serviço de acolhimento entre as 8h e as 9h e de prolongamento das 17h às 18h15. As inscrições para a Componente de Apoio à Família decorrem de 8 a 19 de setembro no Serviço de Educação.

Não obstante o pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias recentemente aprovado pelo governo, a autarquia decidiu avançar com apoios complementares dentro das competências que são conferidas aos municípios nas áreas da educação e da ação social. Estas medidas que vão apoiar as famílias com a prestação gratuita deste serviço e a comparticipação em 50 por cento do passe dos estudantes poderão também ajudar a combater o insucesso e o absentismo escolar.

Fonte: C.M.Reguengos de Monsaraz

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram