25/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MÚSICA/REDONDO: Iº ENCONTRO DO CANTE ALENTEJANO EM DIRETO NA TV GUADIANA

 
A TV guadiana transmite em direto esta noite, pelas 22:00 horas, o Iº Encontro de Cante Alentejano integrado nas Festas Populares de Redondo.
 
O Cante Alentejano foi declarado como Património Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura  a  27 de novembro de 2014.
 
O Cante Alentejano,  com origem incerta, no canto gregoriano ou canto árabe, é valorizado em todo o país e, cada vez mais em todo o mundo, assume uma verdadeira importância  que integra além da vertente cultural,  uma componente social muito forte que se manifestou ao longo de séculos de história e através da sua capacidade de transmissão geracional, que une cidadãos das mais diversas faixas etárias. 
 
O cante alentejano é um canto coral com duas vozes solistas (ponto e alto) que alternam com um coro, no qual também participam. As estrofes repetem-se num ciclo as vezes que os cantores desejarem. A repetição, o andamento lento e muitas pausas são características que embelezam este tipo de canto.
 
Os temas das canções, cantadas por grupos de homens ou mulheres, são normalmente tristes. No cante alentejano dá-se a conhecer o que vai na alma, a melancolia, as saudades, o amor, as vontades e as recordações da terra onde se nasceu. 
 
A tradição do cante foi passada pelos camponeses ao longo de gerações, enquanto trabalhavam nos campos do Alentejo.  
 
Poderá acompanhar a emissão no Meo Kanal 972748, no Portal TV guadiana (www.tvguadiana.net) ou através da nossa página de Facebook.
 
 

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram