23/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

NATAÇÃO PURA: TAMILA HOLUB CAMPEÃ DA EUROPA DOS 1500 LIVRES

Tamila Holub sagrou-se campeã da Europa juniores dos 1500 livres nos Campeonatos que decorre em Hódmezővásárhely, Hungria. A portuguesa dominou a competição por larga vantagem, praticamente desde a partida, para terminar com 16.20,80 minutos, retirando quase 18 segundos ao seu anterior máximo de Portugal (16.38,60) estabelecido a 14 de maio em Gijon (Espanha).
 
A pupila de Luís Cameira terminou bem destacada da alemã Celin Rieder (16.25,03) e da italiana Sveva Schiazzano (16.26,16), que discutiram o segundo e terceiro lugar do pódio.
 
“Parece um sonho. Treinamos tanto durante todo o ano para chegar a um bom nível, mas nunca pensei chegar ao titulo europeu”, afirmou a nadadora logo após a cerimónia de pódio. “Decidimos utilizar esta tática, sair forte logo nos primeiros metros. Sabia que era uma prova de risco, mas tinha de ser o tudo ou nada. Controlei a prova sempre, apesar de saber que as adversárias estavam a lutar pelo pódio e podiam recuperar na parte final”, acrescentou a nadadora portuguesa de origem ucraniana. 
 
O treinador Luís Cameira assumiu também o risco de uma tática para uma competição contra o tempo. “A Tamila estava muito confiante para esta prova. Sabíamos que tinha treinado para estar forte a segunda parte da competição. O difícil já tinha feito, que foi a prata nos 800 livres. Ela ainda não tinha nadado a distância na sua máxima forma, por isso este recorde de quase 18 segundos”. 
 
Para o técnico a sua pupila tem vindo a realizar uma “carreira consolidada”, havia sido 9.º classificado no Mundial de Singapura, somando já 27 recordes de Portugal. “Tínhamos o sonho do pódio, mas não da medalha de ouro. Estamos felicíssimos.”
 
A nadadora do Sp. Braga foi há dois dias vice-campeã da Europa dos 800 livres. Ontem bateu o recorde de Portugal de juniores dos 400 livres (4.16,77), no dia que viu confirmada, aos 17 anos, a sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
 
A última portuguesa campeã europeia de juniores foi Diana Gomes nos 100 bruços e 200 bruços em Budapeste 2005.
 
Fotografia: F.P.Natação.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram