TV Guadiana

Alentejo em Direto

ONLINE: WEBINAR DO CEBAL DISCUTE INOVAÇÃO ALIMENTAR COM BASE NA BIOECONOMIA E RECURSOS RENOVÁVEIS

ONLINE: WEBINAR DO CEBAL DISCUTE INOVAÇÃO ALIMENTAR COM BASE NA BIOECONOMIA E RECURSOS RENOVÁVEIS

imagem 2023 03 10 094042654

No dia 14 de março de 2023, às 14h30, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) realizará um webinar chamado “Bioeconomia e Inovação no Desenvolvimento de Produtos Alimentares”. O evento visa fomentar a discussão acerca da criação de novos produtos alimentares com base em recursos renováveis de base biológica, tais como culturas agrícolas, florestas e animais, que são abundantes na região mediterrânica. Vários especialistas, incluindo pesquisadores e produtores, foram convidados a partilhar as suas experiências e conhecimentos na área da inovação alimentar baseada na bioeconomia – um modelo económico que favorece o uso de recursos renováveis em vez de recursos fósseis.

O webinar faz parte do projeto “WinBio – Waste&Interior&Bioeconomy”, co-financiado pelo Compete 2020, que reúne diversos parceiros de regiões do interior, como a Associação BLC3, o CECOLAB – Laboratório Colaborativo para a Economia Circular de Oliveira do Hospital, o CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, o TagusValley – Parque de Ciência e Tecnologia do Vale do Tejo, Food4Sustainability – Laboratório Colaborativo para a Inovação na Produção Alimentar Sustentável de Idanha-a-Nova e o CEBAL de Beja. O objetivo é promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas, contribuindo para o desenvolvimento de uma bioeconomia circular e sustentável nas regiões do interior.

Durante o webinar, serão apresentados recursos como algas, cardo, bolota, maçã, esteva e plantas aromáticas, que estão a ser utilizados para o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores e capazes de responder às atuais tendências de consumo, que enfatizam cada vez mais o valor nutricional e a sustentabilidade, assim como a criação de novas experiências. A participação no evento é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia através de um formulário online até o dia 13 de março.

Skip to content