TV Guadiana

Alentejo em Direto

PATRIMÓNIO CULTURAL ACESSÍVEL EM ÉVORA: PROJETOS EM EVIDÊNCIA

PATRIMÓNIO CULTURAL ACESSÍVEL EM ÉVORA: PROJETOS EM EVIDÊNCIA

No dia 3 de maio de 2023, pelas 10h30, terá lugar na Sala de Conferências do Palácio D. Manuel em Évora, uma sessão pública para apresentação de projetos de materiais acessíveis relacionados com património, inserida na Bienal Cultura & Educação (Plano Nacional das Artes). Neste evento serão apresentados dois projetos.

Um dos projetos resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Associação de Surdos de Évora. Estão a ser produzidos uma série de vídeos sobre o património cultural da DRCAlentejo. Estes vídeos incluem locução em voz-off, legendagem e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e serão lançados em datas diferentes. Os primeiros quatro vídeos, com os títulos “Flores – Esculturas de João Cutileiro, homenagem a Mapplethorpe”, “Gruta do Escoural”, “Sítio Arqueológico de S. Cucufate” e “Casa Nobre da Rua de Burgos”, estarão disponíveis no dia 3 de maio nos sites da DRCAlentejo e da Associação de Surdos de Évora. Esta iniciativa está em conformidade com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (RCM nº 119/2021) e com a Estratégia de Promoção da Acessibilidade e da Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das Direções Regionais de Cultura (Despacho nº 1720/2022).

O segundo projeto foi produzido em colaboração com o Turismo Acessível e Inclusivo pela Accessible Portugal e consiste numa iniciativa que disponibiliza materiais acessíveis sobre o Templo Romano de Évora. Este projeto foi lançado em outubro de 2022 e inclui um vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, uma brochura em braille, linguagem simplificada e pictórica, maquetes do Templo Romano e placas em relevo 2D ½. Estes materiais encontram-se permanentemente disponíveis no Palácio D. Manuel.