20 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PEDRO CALAPEZ APRESENTA “CLAUSURA” NA IGREJA DE SANTIAGO, MONSARAZ

PEDRO CALAPEZ APRESENTA “CLAUSURA” NA IGREJA DE SANTIAGO, MONSARAZ
Exposição “Clausura” de Pedro Calapez em Monsaraz
Uma Visão da Arte Contemporânea em Monsaraz

A exposição da instalação “Clausura”, de Pedro Calapez, vai ser inaugurada, hoje, dia 4 de maio, pelas 15 horas, na Igreja de Santiago, em Monsaraz. A obra estará em exposição até 31 de maio, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de apreciar uma das criações mais emblemáticas da coleção António Cachola.

Detalhes da Obra e Inauguração

A pintura/instalação “Clausura”, datada de 2021, é descrita como uma estrutura quadrangular com quatro telas e dois espelhos, projetada para desafiar a perceção do espetador. Segundo João Pinharanda, Diretor do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, a obra é uma experiência visual única, oferecendo múltiplos pontos de vista e uma sensação de instabilidade.

Pedro Calapez apresenta esta obra após uma extensa carreira expositiva em diversos países. “Clausura” foi exibida pela primeira vez em 2023 no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, iniciando uma digressão pelo Alentejo que incluiu exposições em locais emblemáticos como o Castelo de Marvão, o Museu Berardo, em Estremoz, a Igreja do Salvador, em Évora e o Forte da Graça, em Elvas.

Skip to content