22/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ORIENTE

INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ORIENTE

O Instituto Politécnico de Portalegre esteve representado no Congresso Internacional “Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente”, que decorreu recentemente naquela antiga colónia portuguesa.

A 27 de novembro, o Professor Joaquim Bonixe apresentou “O Guia Lexical Português-Chinês para o Jornalismo”, uma edição que resultou do desafio lançado pela direção do Instituto Português do Oriente (IPOR) ao presidente do Politécnico, Professor Albano Silva, no ano passado.

A pesquisa de léxico para o livro esteve a cargo de uma equipa de docentes do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da ESECS-IPPortalegre.

Este guia trilingue (português – chinês – inglês) pretende ser uma ferramenta de consulta para profissionais da área do jornalismo e da comunicação, em particular, mas também para estudantes e público em geral. A publicação inclui vocabulário técnico e palavras do âmbito da ética e da deontologia. Integra uma linha editorial lançada pelo IPOR, que abrange outras áreas de trabalho específicas.

Para o Politécnico de Portalegre ter participado neste projeto significa contribuir para o desenvolvimento da língua portuguesa no oriente.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram