23/09/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE: ATIVIDADES NO ÂMBITO DA EVOCAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO DA MORTE DO POETA JOSÉ RÉGIO

PORTALEGRE: ATIVIDADES NO ÂMBITO DA EVOCAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO DA MORTE DO POETA JOSÉ RÉGIO

A Câmara Municipal de Portalegre e a Casa-Museu José Régio continuam, em dezembro, a evocar o cinquentenário da morte do grande poeta José Régio, com mais três iniciativas: dia 17 de dezembro, às 14h30, decorrerá na Casa Museu José Régio a sessão de poesia “O Natal na Poesia – Régio entre amigos”, com poemas lidos por crianças do agrupamento de escolas do Bonfim e do agrupamento de escolas José Régio.

No final da sessão, haverá um momento de dança e de fado, pela Escola Silvina Candeias.

Dia 20 de dezembro, inaugura na Galeria de São Sebastião, às 17.30, a exposição de poesia e desenho “(Re)visitações à Torre de Marfim”, que estará patente até 10 de março de 2020. Esta mostra, que terá na inauguração a presença do seu curador, Rui Maia, pretende dar um conhecimento alargado, ao público em geral, sobre a produção plástica de José Régio, e será realizada em articulação com as direções Regionais de Cultura do Alentejo, Centro e Norte.

No dia 22 de dezembro, às 15h30, será a vez do Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre receber a conferência “Um Conto de Natal”, por Maria José D’Ascensão, seguida de um momento musical, “Terra Bendita”, pela Banda Euterpe.

“- Dei alguns versos meus a ler (…). Todos mos gabaram, e eu sinto certa consideração nos seus modos para comigo. No entanto, os seus cumprimentos quase me entristeceram: O que eles mais gostaram nos meus versos não foi, talvez, o que eles têm de melhor: a sua originalidade e a sua humanidade.

– Busco uma fórmula que resuma o fim da minha Arte. Te [sic] achar melhor, proponho-me esta: Revelar, numa forma toda criada em relevos ou sugestões, quanto há em mim de simultaneamente mais humano e mais íntimo.”

José Régio, 22 de fevereiro de 1923 “Páginas do Diário Íntimo”

 

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram