24/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE: HOMENAGEM AO PROF. JOSÉ MARIA DOS REIS PEREIRA (JOSÉ RÉGIO), A 8 DE OUTUBRO, NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

PORTALEGRE: HOMENAGEM AO PROF. JOSÉ MARIA DOS REIS PEREIRA (JOSÉ RÉGIO), A 8 DE OUTUBRO, NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

O Cinquentenário da morte do poeta José Régio, continuará a ser evocado em outubro, com dois eventos a decorrer no dia 8, organizados pela Câmara Municipal de Portalegre e a Casa Museu José Régio, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre.

Pelas 17 horas, será inaugurada a placa de homenagem ao Professor José Maria dos Reis Pereira (José Régio), no átrio da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre (ESECS), no mesmo local onde lecionou em Portalegre, o antigo Liceu Mouzinho da Silveira, precisamente 90 anos depois de ter começado o seu exercício como professor, a 8 de outubro de 1929.

Seguidamente, pelas 18 horas, decorrerá no Auditório da ESECS o debate “O Professor Reis Pereira”, com a participação dos antigos alunos Augusto de Azeredo Costa Santos, Mário Silva Freire e Aurélio Bentes Bravo e do colega Salgado da Fonseca, com a moderação do jornalista Hugo Teixeira.

Sobre...

José Maria dos Reis Pereira (José Régio), iniciou a sua atividade profissional em 1928, no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, como professor provisório.

Em 1929, é colocado como professor agregado, depois efetivo, em Portalegre, no Liceu Mouzinho da Silveira, entrando em exercício a 8 de outubro. Lecionou em Portalegre por mais de 30 anos, até se reformar em 1962.

Professor ordenado, metódico e exigente, “muito exigente, talvez em excesso na disciplina. Quando folheava a caderneta, era uma ansiedade, o receio de ouvir o nosso número”, afirma uma das suas alunas, que acrescenta,” mas por baixo daquele aspeto frio e seco havia um grande interesse por cada um dos alunos”. Chegou a escrever uma peça de teatro, “Sonho de uma Véspera de Exame”, para os seus alunos, que ensaiou pessoalmente. A mesma aluna foi anos mais tarde sua colega e diz ter encontrado um colega extraordinário, sempre disposto a ajudar os mais novos, sempre pronto a conversar dando, por vezes, o seu conselho ou orientação.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram