29/07/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE: JOSÉ RÉGIO E AS TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE EM CONFERÊNCIA

PORTALEGRE: JOSÉ RÉGIO E AS TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE EM CONFERÊNCIA

Uma viagem pelas origens das Tapeçarias de Portalegre

A Casa- Museu José Régio vai acolher, esta terça-feira, 17 de setembro, pelas 18h00, uma conferência sobre o poeta José Régio e a sua ligação às Tapeçarias de Portalegre.

Vera Fino, Isabel Homem Ferreira e Fernanda Fortunato, vão falar de fantásticas histórias e abordar interessantes, perspetivas, sob a mediação de Paula Fernandes, responsável pelo Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.

O poeta viu nascer as Tapeçarias de Portalegre, esteve por “dentro da história” da Tapeçaria de Portalegre, sendo seu “cúmplice”. Sobre elas, também escreveu e estimulou a opinião pública para uma nova arte, portuguesa, portalegrense, sempre enaltecendo o seu valor poético, estimulando os seus criadores e os artistas portugueses.

O amor que tinha por Portalegre era fonte de motivação, refletido nos seus textos sobre a Tapeçaria de Portalegre, as pessoas e a arte desta cidade.

José Régio, como registou José Heitor Patrão, num número especial da Revista “A Cidade”, em 1984, dedicada à presença de José Régio em Portalegre, que “desde a primeira hora, descobriu as mais vivas possibilidades expressivas desta arte-indústria”.

Como referia o poeta, “tudo , tudo mais ou menos acabará por me interessar, pois em tudo que sai da mão do homem transparece um espírito”.

Serão mostradas sobre a época, fotografias e objetos de coleções particulares e ainda, nesta conferência, poderá assistir a um momento de dança sobre o “Fado Português”, pela Escola Silvina Candeias.

Este evento marca o retomar da Evocação do Cinquentenário da Morte de José Régio, em estreita colaboração com as Câmaras de Coimbra e Vila do Conde. Fazem ainda parte da organização a República Portuguesa, a Direção Geral da Cultura do Alentejo, do Centro e do Norte, em parceria com o Politécnico de Portalegre e o Centro de Estudos Regianos.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram