21/05/2022 | 13:37

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE: ORÇAMENTO PARA 2022 APROVADO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

PORTALEGRE: ORÇAMENTO PARA 2022 APROVADO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A Assembleia Municipal de Portalegre aprovou por maioria, com os votos favoráveis da coligação PPD/PSD.CDS-PP e da CLIP e com a abstenção dos deputados eleitos do PS e da CDU, as Grandes Opções para 2022, o Plano Orçamental Plurianual e o Orçamento Municipal no valor de 29 844 505,00 €. Acresce a este valor o orçamento dos Serviços Municipalizados de Águas e Transportes (SMAT), num total 5 881 245,00 € e aprovado em Assembleia com a maioria de votos a favor da coligação PPD/PSD.CDS-PP, da CLIP e do PS e a abstenção da CDU.

Desta forma, o orçamento municipal totaliza 35 725 750,00 euros, o que se traduz num aumento de 4,65% em relação ao orçamento corrigido que vigorou em 2021. Este exercício procura potenciar o crescimento e o desenvolvimento do território por via da maximização de recursos através de candidaturas a todas as fontes de financiamentos disponíveis.

Os documentos previsionais presentes na Assembleia Municipal exprimem a estratégia que irá orientar a política municipal para o próximo ano, privilegiando a transparência, o equilíbrio e o rigor na gestão dos bens públicos.

Ao mesmo tempo, pautam-se por garantir a prossecução do crescimento do concelho e a sustentabilidade do investimento estruturante. De salientar, a título de exemplo a retoma o apoio ao associativismo desportivo e cultural, bem como o aumento dos valores a transferir no âmbito dos Contratos Interadministrativos a celebrar com as Juntas de Freguesia.

Nesta perspetiva ficam asseguradas as atividades regulares do município ao nível do funcionamento de todos os serviços.

Dar-se-á continuidade aos investimentos em curso, que visam capacitar os serviços prestados à população, reabilitar e beneficiar edifícios, infraestruturas e espaços públicos, melhorar as condições ambientais e promover a segurança, como:

Requalificação da Escola Básica Cristóvão Falcão; o Centro Social e Jardim de Infância de S. Cristóvão; a Reabilitação das áreas de apoio sociocultural do CPT do Bairro Social do Atalaião; a Reabilitação e reconversão de edifício dos Antigos Paços do concelho para Centro Documental de Património; o Centro de Convívio Social do Centro Histórico de Portalegre; a Requalificação da piscina municipal dos Assentos; a Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre; a Execução de rotunda na EN 246 para acesso à Zona Industrial de Portalegre; a Qualificação da área de acolhimento empresarial de Portalegre / Av. Francisco Fino – 2.ª fase ou o Centro de Interpretação do Complexo Turístico da Quinta da Saúde.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram