22/06/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE: “PRAÇA DOS HERÓIS”, ENCENAÇÃO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, SOBE A PALCO DIA 29 DE MAIO

PORTALEGRE: “PRAÇA DOS HERÓIS”, ENCENAÇÃO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, SOBE A PALCO DIA 29 DE MAIO

O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) recebe, a 29 de maio, a peça “Praça dos Heróis”, a partir da obra do dramaturgo Thomas Bernhard, com direção artística de David Pereira Bastos e as interpretações de Ana Sampaio e Maia, Bruno Simão, Flávia Gusmão, Manuel Coelho, Miguel Sopas, Paulo Pinto, Rita Loureiro, Sílvia Figueiredo.

Depois das peças “Um outro fim para a Menina Júlia”, estreada em 2020 e da recente “Morte de um Caixeiro Viajante”, esta é a terceira peça integrado na Rede Eunice AGEAS, do Teatro Nacional D. Maria II, a ser co-produzida em Portalegre.

De 2021 a 2023, o CAEP receberá em cada ano três peças, que consistirão numa adaptação, num texto clássico e num texto original, propostas teatrais e estéticas diversas.

Esta rede (que homenageia a grande atriz Eunice Muñoz), inclui apenas as cidades de Portalegre, Bragança, Cartaxo e Portimão, que foram escolhidas entre diversas candidaturas, e visa a descentralização cultural e a difusão de peças produzidas e coproduzidas pelo D. Maria II, de forma a reforçar a oferta teatral de qualidade nas suas comunidades.

Sinopse da peça:

 A 15 de março de 1938, milhares de austríacos aclamavam Adolf Hitler na Heldenplatz, em Viena, celebrando a anexação da Áustria pela Alemanha nazi.

Cinquenta anos depois, estreava no Burgtheater a peça de Thomas Bernhard com o mesmo nome, Heldenplatz (Praça dos Heróis), para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, bem como os cinquenta anos da anexação.

“Praça dos Heróis” vem assim trazer a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado.

Hoje, numa altura em que o conservadorismo retrógrado parece confirmar um retrocesso

civilizacional, político e social, David Pereira Bastos regressa com um redobrado sentido de urgência a esta “Praça dos Heróis”.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram