04/12/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PORTALEGRE VESTE-SE DE AZUL PARA SENSIBILIZAR E PREVENIR OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

PORTALEGRE VESTE-SE DE AZUL PARA SENSIBILIZAR E PREVENIR OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Foi hoje, dia 29 de março, em conferência de imprensa, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre (CPCJP), que foi lançada a Campanha Laço Azul.

Abril, que se aproxima, é o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, em muitos países e também em Portugal.

Pelo segundo ano consecutivo, a CPCJ de Portalegre associa-se a esta campanha de sensibilização e segundo a presidente da CPCJ de Portalegre, Maria do Céu Frutuoso, “devemos abordar a temática dos maus tratos infantis, de uma forma permanente e apelando para a sua inversão e sobretudo alertar para os direitos das crianças”, afirmando ainda que “gostaríamos que os portalegrenses aderissem, de uma forma maciça, a esta iniciativa, e dissessem “Não!”, aos maus tratos na infância e juventude.”

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, “Temos que ter consciência que os maus tratos existem, infelizmente. Temos que sensibilizar o público, de que este é um problema não só de quem recebe os maus tratos, de quem os provoca, mas também um problema de toda a sociedade. É por isso que apelamos a que todos que adiram a este evento do Laço Azul.”

Esteve também presente nesta conferência de imprensa a comissária da CPCJ de Portalegre, Constantina Andrade, que realçou que “neste momento, temos 67 processos, ativos. É um número que tem vindo a crescer e o motivo prende-se com os muitos casos de violência doméstica, que são transversais a todo o país, e que cada vez são mais denunciados e relatados.”

Em 2018, a CPCJ de Portalegre trabalhou essencialmente com as escolas e com os comerciantes e este ano alarga o âmbito da atuação, envolvendo as instituições de forma a dar maior visibilidade a esta campanha.

Foram assim contactadas diversas entidades e, em particular, serviços e organismos com competência em matéria de infância e juventude, sensibilizando-os a colocarem um Laço Azul na antena ou espelho das suas viaturas.

Ambicionando também que o gesto se possa estender às viaturas da população em geral, apela-se desta forma à adesão dos portalegrenses a esta iniciativa, colocando também um laço azul nas suas viaturas. Foram ainda sensibilizadas diferentes entidades com serviços de atendimento ao público, para usarem o Laço Azul ao peito, para que juntos possamos levar mais longe esta mensagem e chamar a atenção, despertando as consciências para esta problemática.

A campanha de sensibilização do Laço Azul teve início em 1989, promovida por Bonnie W. Finney, uma avó que perdeu um neto e que viu uma neta ser vítima continuada de maus tratos. Na tentativa de chamar a atenção da comunidade, amarrou uma fita azul à antena do carro, usando a cor que lembrava os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos netos, para fazer com que as pessoas se questionassem. Um gesto que teve impacto, ao despertar a consciência, gerando toda uma onda de solidariedade, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção, na promoção e proteção dos seus direitos, que se propagou pelo mundo inteiro.

Atividades a decorrer no âmbito da campanha Laço Azul no mês de abril em Portalegre:

Dia 3 abril| 09h30| Sala do Capítulo dos Paços do Concelho de Portalegre
Abertura das atividades em sede de Reunião do Executivo Municipal, com entrega dos Laços Azuis, feitos pelos jovens do Programa Escolhas, ao Executivo da Câmara Municipal de Portalegre.

Dia 4 abril| 10h30| Edifício da Câmara Municipal de Portalegre
Colocação de um Laço Azul na fachada do Edifício e atuação do Grupo de Dança Contemporânea da CERCI Portalegre.

Ao longo do mês de abril:
– Sensibilização da população e instituições de Portalegre, para colocarem Laços Azuis nas lapelas e nas viaturas;
– Recolha de brinquedos para entregar nos Serviços de Pediatria do Hospital Dr. José Maria Grande, nos Agrupamentos Escolares do concelho de Portalegre.

Dia 30 abril| Encerramento das atividades
– Entrega dos brinquedos recolhidos nas Escolas do concelho de Portalegre, no Serviço de Pediatria do Hospital Dr. José Maria Grande.
– Às 14h00, todos os estabelecimentos de ensino do concelho estarão em sintonia, na execução de laços humanos, num momento que será registado e partilhado mais tarde nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram