29/07/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PRO-MOVE-TE: TRÊS ANOS DE PERCURSO ENCERRADOS COM JORNADA VIRTUAL

PRO-MOVE-TE: TRÊS ANOS DE PERCURSO ENCERRADOS COM JORNADA VIRTUAL

O Pro-Move-Te, programa de empregabilidade jovem, nasceu em junho de 2017 por iniciativa da associação Coração Delta, à qual se juntaram nove municípios do distrito de Portalegre e a Delta Cafés como parceiros.

Agora, três anos depois, o final desta etapa do programa ficou marcado por uma Jornada Virtual que reuniu as entidades promotoras e colaboradoras, treinadores e jovens que participaram na iniciativa nos concelhos de Campo Maior, Elvas e Portalegre.

 O Pro-Move-Te funcionou com uma equipa heterogénea de jovens desempregados de ambos os sexos, dos 18 aos 35 anos, com espírito dinâmico, comprometida e responsável pelo seu próprio processo de inserção laboral. Agora, em tempo de balanço, foi anunciado que durante a vigência do programa 81 jovens conseguiram a sua inserção no mercado de trabalho, o que corresponde a 53% dos formandos que passaram pela iniciativa.

Ao longo dos últimos três anos, o Pro-Move-Te criou uma rede de colaboração entre jovens e entidades empregadoras, que servirá para futuras mobilidades laborais ou novas inserções laborais, uma vez finalizados os contratos. Os jovens foram orientados durante cinco meses por um treinador, que os apoiou no desenvolvimento de competências e a definir estratégias conjuntas de procura ativa de emprego.

O financiamento do Pro-Move-Te foi garantido através de candidatura ao programa Portugal Inovação Social, mediante parcerias com os nove municípios que se juntaram à associação Coração Delta: Nisa, Ponte de Sor, Sousel, Alter do Chão, Fronteira, Marvão, Campo Maior, Elvas e Portalegre.

Devido à pandemia Covid-19 foi necessário criar o Pro-Move-Te Online, dividido em quatro fases: desenvolvimento emocional, branding ou marca pessoal, comunicar a marca e, por último, empreender por conta própria ou de outrem.

Na Jornada Virtual que ficou a marcar o encerramento do Pro-Move-Te, realizada esta quarta-feira 29 de abril, intervieram os treinadores e formandos dos concelhos de Elvas, Campo Maior e Portalegre – os últimos onde o programa foi implementado -, o Comendador Rui Nabeiro enquanto presidente da Associação Coração Delta, o deputado Ricardo Pinheiro, o representante para o Alentejo e Algarve do Portugal Inovação Social, Francisco Fragoso, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, entre outras individualidades da região.

Para mais informações, os interessados podem aceder ao site: www.pro-move-te.pt.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram