Imagem: CINANIMA
CINANIMA: Cinco Curtas-Metragens Portuguesas na Competição Internacional
Na 47ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, cinco filmes portugueses foram selecionados para a competição internacional. Este festival, o mais antigo de cinema em Portugal e o terceiro mais antigo a nível mundial, alcança um recorde de participação com um total de 130 filmes oriundos de 33 países. O evento terá lugar entre 13 e 19 de novembro.
Cinco Curtas-Metragens Portuguesas em Destaque
No campo da animação, a produção nacional destaca-se com cinco curtas-metragens a competir na categoria internacional. Estas produções têm a oportunidade de concorrer ao prémio qualificável para a nomeação ao prestigiado Oscar®. As obras que integram esta competição são:
- “A casa para guardar o tempo,” realizada por Joana Imaginário;
- “Sopa Fria,” da autoria de Marta Monteiro;
- “Olha,” dirigida por Nuno Amorim;
- “O Homem das Pernas Altas,” criada por Vítor Hugo Rocha;
- “Morning Shadows,” uma obra de Rita Cruchinho Neves.
Diversidade Internacional e Participação Nacional
Com uma diversidade de 33 nacionalidades representadas, o festival destaca-se pela riqueza cultural. França lidera com 13 obras, seguida pelo Reino Unido com 8 e Israel com 7 filmes selecionados. Na competição internacional, estão presentes um total de 98 obras, distribuídas entre filmes de estudantes (35), curtas-metragens (57) e longas-metragens (6) de animação. No conjunto, estas obras cinematográficas proporcionarão 22 horas de cinema de animação.
Expansão e Reconhecimento Nacional
A competição nacional também merece destaque, com 32 filmes em competição, ultrapassando o número de obras exibidas na edição anterior. O Prémio António Gaio, um dos destaques, terá a participação de 13 filmes. Os jovens cineastas, divididos em duas categorias etárias (até aos 18 anos e dos 18 aos 30), também têm a oportunidade de mostrar o seu talento, com um total de 19 filmes em competição.
Novidades na Edição de 2023
Uma das novidades desta 47ª edição é a introdução de uma segunda sessão do Prémio António Gaio, justificada pelo aumento da qualidade e quantidade dos talentos nacionais no panorama da animação.
Explorar a Seleção de Filmes
Os interessados podem consultar a lista completa de filmes selecionados para a competição através do site oficial do CINANIMA. A edição deste ano promete ser um marco de criatividade e diversidade, realçando o contributo global para o cenário cinematográfico da animação.