28/06/2022 | 9:27

TV Guadiana

Alentejo em Direto

REGUENGOS DE MONSARAZ: DAVID FONSECA, TOY E CAROLINA DESLANDES NAS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

REGUENGOS DE MONSARAZ: DAVID FONSECA, TOY E CAROLINA DESLANDES NAS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

As Festas de Santo António vão regressar, este ano, ao centro de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão decorrer, de 10 a 13 de junho, e a banda sonora terá concertos com David Fonseca, Carolina Deslandes, Toy, One Vision e os dj’s Overule e Zinko. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.

O primeiro evento das Festas de Santo António é a Caminhada em Família e acontece no dia 10 de junho, pelas 9:30 horas, com partida e chegada na Praça da Liberdade. Entre as 10:00 horas e as 16:00 horas, decorre a Feira das Suculentas no stand da Associação Ani+, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer às 16:30 horas, nos Paços do Concelho. Segue-se, meia hora depois, a inauguração da exposição de pintura “Fernando Pessoa”, de Patico, que vai estar patente no Auditório da Biblioteca Municipal. 

Pelas 17:30 horas, no mesmo local, decorre a palestra “Nos 52 anos das Festas de Santo António – murmúrios em torno da história de Reguengos”, com Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Segue-se às 18:30 horas, um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, no palco da Praça da Liberdade, e às 20:30 horas, acontece uma arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias artérias da cidade.

Ao início da noite, pelas 21:00 horas, atua o grupo Al-Canti no palco do Largo Almeida Garrett. Carolina Deslandes sobe ao palco principal, às 23:00 horas, para interpretar temas como “A Vida Toda”, galardoado com o Globo de Ouro de melhor canção, “Avião de Papel”, que a cantora lançou com a participação de Rui Veloso, mas também “Eco”, música que evoca e homenageia Amália Rodrigues através do refrão de “Grito”.

A partir da meia-noite, o DJ Overule abre a pista de dança no palco principal para misturar os mais variados estilos musicais, como eletrónica, hip hop, reggae, dubstep e drum&bass. O DJ Overule venceu o prémio “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards em 2017 e atua regularmente nos melhores festivais do país.

O segundo dia das Festas de Santo António, 11 de junho, terá animação de rua, às 11:30 horas e às 17:30 horas, com o grupo Kalimotxo Orkestar. O stand da Associação Ani+ abre, pelas 16:00 horas, com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e terá vários cães no espaço para os interessados poderem interagir com eles. 

Segue-se, às 17:00 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, a palestra “Reguengos – Centro do Mundo”, com o arquiteto Jorge Cruz.  Pelas 18:00 horas, terá início uma Corrida de Touros, na Praça de Touros José Mestre Batista, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas. Nesta corrida haverá um confronto das ganadarias Castro e Grave e os grupos de forcados são os amadores de Monsaraz, Cascais e Beja.

O Grupo Corazón Flamenco – Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz atua, pelas 21:00 horas, no palco da Praça da Liberdade, e meia hora depois, sobem ao palco do Largo Almeida Garrett as Vozes d’Alqueva. David Fonseca, que se notabilizou como vocalista dos Silence 4, vai apresentar, a partir das 23:00 horas, no palco principal o seu novo trabalho intitulado “Living Room Bohemian Apocalypse”, considerado um “disco visual”, em que a música e a imagem se conjugam de forma criativa e surpreendente. David Fonseca vai interpretar neste espetáculo canções mais recentes como o épico “Chasing The Light” e o esperançoso “Live It Up”, mas também “Someone That Cannot Love”, “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Oh My Heart” ou a faixa que encerra o mais recente disco, “Falling Out Of Love”. A partir da meia-noite o DJ Zinko vai explorar as novas sonoridades do rock, house e hip-hop na pista de dança do palco principal.

No domingo, dia 12 de junho, o programa das Festas de Santo António, abre às 9:00 horas, com o passeio de motas TVR Clássicas, organizado pelo Trial Voz de Reguengos, com partida da Praça da Liberdade. Segue-se pelas 11:30 horas e depois às 17:30 horas, a animação de rua com Os Caprichosos.

Às 16:00 horas, abre o stand da Associação Ani+ com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor ,e pelas 17:00 horas, decorre a palestra “Reguengos em Abril de 1974”, pelo professor Rui Amendoeira, no Auditório da Biblioteca Municipal.

O palco da Praça da Liberdade vai receber, pelas 18:00 horas, um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e ao início da noite, às 21:00 horas, decorre o desfile das marchas populares no centro da cidade. Este ano vão desfilar a Marcha Infantil da Associação Ani+ e as marchas de adultos da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e da Associação Palco de Sonhos.

Pelas 23:00 horas, sobe ao palco principal o cantor e compositor Toy para interpretar as suas canções mais conhecidas, como “Estupidamente Apaixonado”, “Verão e Amor (cerveja no congelador)”, “Coração não tem idade (Vou beijar)”, “És tão sensual” ou “Aguenta-te com esta”. Com mais de 20 discos editados, Toy vai apresentar um repertório cheio de sucessos musicais, mas também o mais recente single, intitulado “Vai ao castigo”. À meia-noite, junto ao palco principal, haverá fogo de artifício e de seguida tem início o baile de Santo António, no Largo Almeida Garrett, com a Banda Karisma, um espetáculo financiado pelo projeto Fora de Cena – Programação Cultural em Rede.

No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 9:30 horas, decorre a cerimónia do içar das bandeiras, na Praça da Liberdade, prosseguindo o programa no mesmo local, às 10:30 horas, com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia.

Durante a tarde, às 17:00 horas, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz voltará a percorrer algumas ruas da cidade, e pelas 18:00 horas, vai ouvir-se Cante Alentejano no palco da Praça da Liberdade com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. A partir das 21:00 horas, realiza-se o desfile e atuação das marchas populares no centro da cidade e a fechar as festividades, às 23:00 horas, no palco principal, os One Vision, a primeira banda de tributo aos Queen que surgiu em Portugal, vai tocar os maiores sucessos da célebre banda britânica. Os One Vision nasceram em 2006 e já passaram a barreira dos 850 concertos em Portugal e Espanha.

As Festas de Santo António têm entrada gratuita. Durante os dias das festividades haverá bares, tasquinhas e uma feira de artesanato.

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram