15 de Junho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

REUNIÃO ESTRATÉGICA NO ALENTEJO: GOVERNANÇA DA EREI EM FOCO

REUNIÃO ESTRATÉGICA NO ALENTEJO: GOVERNANÇA DA EREI EM FOCO

1200x600

Encontro no Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior

Uma sessão do Conselho de Inovação Regional do Alentejo teve lugar no Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, com o propósito de conceber um modelo de governação alinhado com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), após a formalização dos Protocolos de Colaboração para impulsionar as Plataformas Regionais de Inovação.

Reflexão Conjunta sobre Estratégias em Desenvolvimento

Durante este encontro, ocorreu uma reflexão conjunta entre a Coordenação Operacional, representada pela CCDR e pelo PACT, os membros do Conselho Regional de Inovação e os coordenadores de cada uma das Plataformas de Inovação. O objetivo principal consistia em fazer uma avaliação atualizada do progresso das estratégias em curso para cada plataforma.

Agradecimentos e Destaques da Conclusão do Programa ALENTEJO 2020

O Presidente da Câmara de Campo Maior, Luis Rosinha, expressou palavras de boas-vindas e gratidão pelo apoio da CCDR Alentejo, enquanto Aníbal Reis Costa, Vice-Presidente da CCDR, realçou a conclusão bem-sucedida do programa ALENTEJO 2020 e o início da nova fase, o período 2030.

Ligação entre Execução Regional e Governança da EREI 2030

Tiago Teotónio Pereira, Vogal do Programa Regional, estabeleceu uma ligação entre a execução do Programa Operacional Regional e os objetivos da governação da EREI 2030, salientando o modelo Bottom-UP como uma abordagem inovadora que pode servir de referência na União Europeia.

Apresentações sobre Estratégias Regionais e Coordenação Operacional

No decurso da reunião, foram realizadas quatro apresentações sobre as Estratégias Regionais para cada uma das Plataformas Regionais de Inovação, lideradas pelas equipas de coordenação (ADRAL e EBM; SINESTECNOPOLO e ACPMR; Universidade de Évora e Fundação Alentejo), bem como para a Coordenação Operacional da EREI 2030, sob a responsabilidade do PACT em colaboração com o OADR/CCDR Alentejo.

Skip to content