SAÚDE: CENTENAS DE PESSOAS DEBATEM AS DOENÇAS AUTOIMUNES EM ELVAS
Centenas de médicos e profissionais da área das doenças autoimunes marcam presença na XXII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que se realiza pela primeira vez em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço, entre quinta-feira e sábado, de 14 a 16 de abril.
A escolha de Elvas para este encontro deve-se às boas condições que a cidade, Património Mundial, tem para a organização de eventos desta natureza, sendo que em termos de programa a sessão de abertura está marcada para as 9 horas, de sexta-feira dia 15, iniciando-se a partir desse momento a abordagem dos temas relacionados com as doenças autoimunes.
A iniciativa é organizada pelo Serviço de Medicina Interna e Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital de Elvas e pelo NEDAI, e vão ser analisadas as principais novidades nas doenças autoimunes desde a visão da ciência básica como a do clínico, sendo abordadas as dificuldades práticas na síndrome antifosfolipidico, havendo também partilha de experiência na utilização dos fármacos biológicos assim como das pequenas moléculas na artropatia inflamatória, não esquecendo o estado atual em doenças como a esclerose sistémica e doença mediada por IgG4.
Pretende-se ainda debater sobre a realidade de ambos lados da raia da Península Ibérica, partilhando a experiência do NEDAI e do GEAS ao longo destes anos.
A novidade deste encontro é a apresentação dos trabalhos dos finalistas do Prémio e Bolsas NEDAI, na modalidade de comunicação oral numa sessão especial como forma de reconhecimento do trabalho realizado.