7 de Dezembro 2024

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SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM PORTUGAL: MENOS MORTES, MAIS ACIDENTES

SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Segurança Rodoviária: Acidentes Aumentam, mas Mortalidade Diminui em 2024
Portugal regista uma diminuição no número de vítimas mortais e feridos leves nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação com 2019. Contudo, o número de acidentes e feridos graves aumentou.

De acordo com dados recentes, entre janeiro e maio de 2024, ocorreram 14.658 acidentes com vítimas, resultando em 182 vítimas mortais, 1.020 feridos graves e 17.006 feridos leves. Comparativamente a 2019, ano de referência para as metas de segurança rodoviária da Comissão Europeia, verifica-se uma redução de 19,8% nas vítimas mortais e 1,9% nos feridos leves. No entanto, o número de acidentes aumentou 1,6% e o de feridos graves 8,9%.

Análise Detalhada dos Acidentes

No Continente, a maioria dos acidentes (52,8%) foram colisões, seguidas de despistes (33%). As colisões foram responsáveis por 41,3% das vítimas mortais, enquanto os despistes por 44,1%.

O número de vítimas mortais dentro das localidades (100) foi superior ao registado fora das localidades (79). Comparativamente a 2019 e 2023, houve um aumento das vítimas mortais dentro das localidades, mas uma diminuição fora das localidades.

Vias e Veículos Envolvidos

A maioria dos acidentes (62,8%) ocorreu em arruamentos, seguidos de estradas nacionais (19,7%) e autoestradas. Os automóveis ligeiros estiveram envolvidos em 72,1% dos acidentes.

Verificou-se um aumento significativo no envolvimento de velocípedes e motociclos em acidentes, enquanto o número de ciclomotores envolvidos diminuiu.

Contexto e Implicações

Apesar do aumento do número de acidentes, a diminuição da mortalidade e dos feridos leves demonstra progressos na segurança rodoviária. Contudo, o aumento dos feridos graves exige atenção e medidas específicas.

A análise detalhada dos dados, por tipo de via, veículo e local, permite identificar áreas de risco e implementar medidas de prevenção mais eficazes. A continuação da monitorização e análise destes dados é fundamental para alcançar as metas de segurança rodoviária definidas para 2030.

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