21 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

TRADIÇÃO E CULTURA ALENTEJANA TOMAM CONTA DO CORAÇÃO DE LISBOA COM DESFILE DE CANTE ALENTEJANO

TRADIÇÃO E CULTURA ALENTEJANA TOMAM CONTA DO CORAÇÃO DE LISBOA COM DESFILE DE CANTE ALENTEJANO

CA3 scaled

Cante Alentejano Regressa às Ruas de Lisboa este Sábado

No âmbito das celebrações do centenário da Casa do Alentejo, está previsto para amanhã, a partir das 15h00, um desfile de grupos de Cante Alentejano nas artérias da cidade de Lisboa.

Casa do Alentejo Promove Desfile de Cante Alentejano em Lisboa

A Casa do Alentejo, em comemoração do seu centenário de existência, organiza um grande desfile de Cante Alentejano no centro de Lisboa, no dia 7 de outubro de 2023.

Desfile de Grupos Corais de Cante Alentejano no Centro de Lisboa

A iniciativa denominada “O Cante Alentejano em Lisboa” repetirá o êxito ocorrido no passado 24 de setembro, trazendo numerosos grupos corais de Cante Alentejano para as principais artérias do centro de Lisboa. A marcha terá início nas imediações da Baixa e do Chiado, culminando na Praça do Rossio, com partida às 15 horas. Os grupos serão subdivididos em três percursos distintos.

Três Desfiles Diferenciados pela Cidade

O primeiro desfile partirá dos Armazéns do Chiado, percorrendo a totalidade da Rua do Carmo até alcançar a Praça do Rossio. O segundo desfile terá o seu início no cruzamento da Rua de São Nicolau e seguirá pela Rua Augusta até ao Rossio. O terceiro desfile terá a sua partida na Rua João das Regras, atravessando a Praça da Figueira e dirigindo-se também à Praça do Rossio. A conclusão destas marchas será marcada por uma atuação.

Encerramento com um Jantar Convívio na Casa do Alentejo

O evento “O Cante Alentejano em Lisboa” culminará com um jantar convívio que reunirá todos os participantes na Casa do Alentejo.

Centenário da Casa do Alentejo Celebrado com Diversas Atividades Culturais

A Casa do Alentejo comemora este ano o seu centenário com um extenso programa de iniciativas culturais. Entre as ações realizadas destacam-se a inauguração de uma escultura comemorativa no icónico Páteo Árabe, da autoria do escultor alentejano Jorge Pé Curto, exposições de fotografia e pintura, bailes e vários eventos que exaltam a presença e a influência alentejana na região de Lisboa ao longo dos últimos 100 anos.

Comissão de Honra do Centenário

A Comissão de Honra deste centenário é constituída por aproximadamente 100 personalidades e entidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, presidentes de diversos municípios do Alentejo, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e os artistas Maria João Luís, Vitorino e Janita Salomé, entre outros.

Alto Patrocínio do Presidente da República

É importante notar que as comemorações do Centenário da Casa do Alentejo contam com o alto patrocínio do Presidente da República.



Skip to content