TV Guadiana

Alentejo em Direto

TRIBUTO A JOSÉ RÉGIO: UMA CELEBRAÇÃO DA HUMANIDADE E DA LITERATURA

TRIBUTO A JOSÉ RÉGIO: UMA CELEBRAÇÃO DA HUMANIDADE E DA LITERATURA

regio

Tributo a José Régio no Centro das Artes do Espétaculo de Portalegre

O Centro das Artes do Espetáculo de Portalegre vai apresentar “Do Humano ao Divino – Tributo a José Régio”, no dia 16 de setembro, às 21h30. Esta atuação comemorará o aniversário de nascimento do poeta José Régio, a 17 de setembro de 1901.

Exploração da Humanidade na Obra de José Régio

Este evento é uma viagem pela obra literária de José Régio, focando-se na humanidade do autor, uma figura incontornável do panorama cultural português. O objetivo é desconstruir preconceitos e mal entendidos que cercam a figura de José Régio.

Colaboração entre Câmaras Municipais de Portalegre e Vila do Conde

O espetáculo de música ligeira será de entrada gratuita e é fruto da colaboração entre as Câmaras Municipais de Portalegre e Vila do Conde. Ambas se uniram num projeto comum para promover a vida e obra do autor.

Tributo ao Homem por Trás da Obra Literária

Neste tributo, o foco recai não apenas no literato, mas também no homem que teve a coragem de se revelar e se desnudar na sua obra literária. José Régio, ao contrário das palavras de Fernando Pessoa, não é “um fingidor que finge a dor que deveras sente”. Ele a assume em toda a sua verdade e crueza.

Enfoque Temático na Vida de José Régio

O espetáculo não segue uma abordagem cronológica da vida de José Régio, mas concentra-se em temas que a enquadram, explorando suas perplexidades, angústias e dúvidas, que ele compartilha com toda a humanidade: “Vou dizer-vos quem sois, pois vou dizer-vos quem sou.”

Skip to content