17/05/2021

TV Guadiana

Alentejo em Direto

VILLANUEVA DEL FRESNO CELEBRA NOS PRÓXIMOS DIAS 18, 19 E 20 DE MARÇO AS “X JORNADAS TRANSFRONTEIRIÇAS DO COGUMELO”

Depois do sucesso das anteriores edições, nos próximos dias 18, 19 e 20 de março vão ter lugar as décimas Jornadas Transfronteiriças do Cogumelo, um acontecimento cultural, gastronómico, etnográfico, económico e lúdico que tem como eixo principal a amanita ponderosa ou silarca.
 
Um dos objetivos impulsores do evento, além do apoio ao conhecimento, comércio e boas práticas na colheita do cogumelo, é dar a conhecer o património natural, especialmente o micológico, dos montados de azinheiras e sobreiros que formam parte do principal ecossistema dos 35000 hectares do termo municipal.
 
Como novidade desta décima edição, as jornadas vão ter mais um dia de programação. O Presidente da Câmara Municipal de Villanueva del Fresno, Ramón Díaz Farias, assinalou que “as jornadas transfronteiriças do Cogumelo 2016 vão começar na sexta-feira 18 de março com a finalidade de realizar os atos institucionais e contar com a participação na festa dos escolares e da comunidade educativa, além das associações da localidade”. 
 
Conferências micológicas, saídas guiadas ao campo para a colheita de cogumelos, catas e workshops gastronómicos, são os ingredientes principais do amplo leque de atividades que oferecem estas jornadas, mas também haverá outras complementares como oficinas de olaria, vidro ou coiro, música, animação na rua, ou áreas para as crianças, entre outras.
 
Dentro da participação portuguesa, no sábado 19 de março, às 13h00 (hora espanhola) haverá uma cata de queijo Monte da Alcaria de Mourão, com António Luís Fernandes. Às 19h00 do mesmo dia, no espaço Cozinha ao vivo,  contará com a presença de Luís Leitão, do restaurante “A Moira” de Reguengos de Monsaraz.

Programa: http://elgurumelo.blogspot.com.es/p/programa.html

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram