26 de Novembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

A TRANSPARÊNCIA […] É UMA PRIORIDADE”: MINISTRO ADJUNTO E DA COESÃO TERRITORIAL DESTACA PAPEL DA IMPRENSA REGIONAL

IMPRENSA REGIONAL
“A transparência […] é uma prioridade”: ministro Adjunto e da Coesão Territorial destaca papel da imprensa regional.

Imprensa regional volta a ser o palco onde a transparência na aplicação de fundos europeus se torna pública. O Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, numa videoconferência com a Associação Nacional da Imprensa Regional (ANIR), sublinhou a importância da comunicação social local na divulgação de projetos financiados.

Combate ao Uso Indevido de Fundos Europeus com Foco na Comunicação Local

A medida, que obriga à publicação em jornais regionais de projetos financiados a empresas, CIM’s, autarquias, entre outros, visa combater o uso indevido de fundos europeus. O governante afirmou ser esta uma das suas primeiras medidas desde que assumiu a pasta, partilhando a visão do Primeiro-Ministro sobre a importância da transparência na gestão dos fundos comunitários.

Imprensa Regional como Ferramenta de Escrutínio Público

“Se um trabalhador de uma empresa souber que esta foi financiada para comprar uma nova máquina e que afinal a máquina usada foi pintada para parecer nova, vai questionar-se e provavelmente evita-se um desvio de fundos”, exemplificou Manuel Castro Almeida, reforçando a importância da imprensa regional no escrutínio público.

Aplicação Complexa, mas Necessária

A medida, embora complexa, deverá estar em aplicação até ao último trimestre deste ano. A imprensa regional, com o seu alcance local e conhecimento aprofundado das suas comunidades, assume-se como um pilar fundamental na fiscalização da aplicação dos fundos europeus, garantindo que chegam a quem mais precisa e que são utilizados de forma justa e transparente.

Skip to content