CÂMARA MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ ANALISA FALTA DE MÉDICOS COM MINISTRO DA SAÚDE
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou recentemente o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, tendo sido recebido na Câmara Municipal pela presidente da autarquia, Marta Prates. A visita teve como objetivo analisar a falta de médicos na unidade de saúde local e encontrar soluções para o problema.
Segundo a autarca, o Ministro foi informado que cerca de 50% dos munícipes não tinham acesso a um médico de família e apresentou a estratégia municipal de saúde, que inclui a contratação de um médico para dar apoio aos jovens, a implementação de balcões do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas freguesias rurais e a aquisição de uma unidade móvel de saúde. A autarquia também iniciou o processo de regulamentação de um pacote de incentivos para atrair e fixar médicos de família no concelho, em colaboração com a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.
De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o Ministro da Saúde vai dar instruções para a criação de uma equipa de quatro ou cinco médicos para tratar do processo de transição da Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz e de Mourão (USF REMO) para o modelo B até o final do ano. A autarquia também determinou a constituição do Conselho Municipal de Saúde, que visa criar uma plataforma de informação sobre o concelho para cativar médicos e propor um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz para dar resposta à população sénior.