CÂMARA DE ÉVORA AUSCULTA EMPRESÁRIOS DO TURISMO SOBRE APLICAÇÃO DE TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 9 de abril, decorreu uma reunião de auscultação dos empresários e associações do setor do Turismo sobre a eventual criação de taxa turística para o concelho de Évora.
O Município está a estudar a eventual aplicação de uma taxa turística sobre as dormidas, de forma a, entre outras possibilidades de utilização desta receita, incrementar a promoção turística, oferecer melhores condições e serviços públicos a quem visita a cidade, minorar aos residentes e empresas os custos dos serviços públicos prestados aos turistas.
Neste sentido, previamente ao início de qualquer procedimento conducente à criação da referida taxa, considerou-se essencial envolver os agentes económicos diretamente ligados à área do turismo, comprometendo-se o presidente a desenvolver os necessários estudos e a apresentar as suas conclusões posteriormente a qualquer decisão pelos órgãos municipais.
Esta sessão contou com o contributo do Dr. Jaime Serra do Laboratório de Turismo do CIDEHUS/Universidade de Évora que apresentou um estudo realizado sobre o perfil do visitante do centro histórico de Évora o qual permitiu tirar conclusões acerca do grau de satisfação com os atributos/serviços da cidade.
Esta reunião marcou o início de um período de reflexão, tendo o Presidente da Câmara sublinhado que ainda nada foi deliberado acerca da criação da taxa municipal turística e que haverá outros momentos de discussão sobre a questão.
Estiveram presentes representantes de cerca de três dezenas de empresas do setor que tiveram oportunidade para expressarem as suas opiniões acerca da matéria em causa.
O número de turistas e visitantes na cidade de Évora tem vindo a crescer de forma consistente, com os naturais impactos, principalmente ao nível do aumento da oferta turística com efeitos económicos e sociais, mas também com pressão sobre os equipamentos, infraestruturas e serviços municipais.