O melhor jazz de Portugal e Espanha vai estar em destaque no 7º ArtJazz Festival de Elvas, dias 29, 30 de abril e 1 de maio, no Cineteatro Municipal de Elvas.
Partilham o palco, nestes três dias, o cantor Gene Garcia, no dia 29 abril, a 30 de abril Manouchka & Jorge Goes, e encerra esta edição, no dia 1 de maio, o quinteto “ACID JAZZ PROJECT” de José Cid.
29 abril
Gene Garcia, natural de Badajoz (Espanha), conta com um curriculum invejável de 30 anos de carreira. Faz parte de vários projetos e vem apresentar temas do seu primeiro disco a solo “Genesis”, temas com uma fusão entre o Soul & Jazz.
Gene Garcia, na voz e na harmónica, será acompanhado em palco por três músicos fantásticos: no piano o jovem promissor Kaele, de origem espanhola, e dois portugueses, Joel Silva na bateria e Cicero Lee no contrabaixo, tudo músicos de primeiríssima linha que se juntam ao talento de Gene Garcia.
30 abril
Manouchka é a banda mais prestigiada a tocar a música de Django Reinhardt (Gipsy Jazz / Jazz Manouche) em Portugal e a única com reconhecimento internacional, atuando em vários festivais de Gipsy Jazz por todo o mundo.
Organizaram e inauguraram a 1ª edição do Festival Django Portugal, em junho 2021, e apresentam no 7º ArtJazz Festival de Elvas o seu repertório de Django Reinhardt. Apresentam-se em trio, com Nuno Marinho na guitarra, Marian Yanchyk no violino, e Lucca Chiapara no contrabaixo. O grupo convida o diretor do evento Jorge Goes para cantar com eles cinco temas do seu repertório pessoal, dos quais três temas completamente originais e em estreia. Temos assim como novidade e pela primeira vez um grupo de Jazz Manouche no ArtJazz Festival de Elvas.
1 maio
José Cid, amigo pessoal de Jorge Goes e produtor no seu primeiro disco de 2001, apresenta-se em Elvas em quinteto com o seu projeto “ACID JAZZ PROJECT”. O lado jazzístico surpreendente de José Cid, acompanhado por um quarteto de músicos galácticos, traz um concerto que se projeta sobre a música popular portuguesa, Fado, temas do próprio José Cid e homenagens a Amália, Zeca Afonso, Tom Jobim e John Lee Hooker.
José Cid dispensa de apresentações. Reconhecido nacional e internacionalmente, completou este ano 80 anos e mais de 60 anos de carreira com grandes sucessos na música portuguesa. Músico eclético, camaleónico e com um álbum de rock progressivo/sinfónico de 1978 entre os 100 melhores álbuns de música do mundo, são características que muito bem o definem.
Bilhetes à venda no Posto de Turismo, em Ticketline.pt ou na bilheteira do Cineteatro uma hora antes do concerto.