ÉVORA: REABILITAÇÃO DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA, UM DESAFIO PARA PRESERVAR A HISTÓRIA
Reabilitação do Mosteiro de Santa Clara
A intervenção no Mosteiro de Santa Clara, iniciada em 8 de julho, visa antecipar a existência de estruturas ou vestígios arqueológicos que possam interferir com os trabalhos de reabilitação do edifício. Esta medida preventiva é desenvolvida por técnicos do Município de Évora e faz parte do projeto de arquitetura que servirá de base para a futura obra de reabilitação.
Identificação de Estruturas Medievais
As sondagens efetuadas até ao momento permitiram identificar estruturas medievais associadas às antigas habitações que existiam no local antes da construção do mosteiro. Os materiais arqueológicos descobertos, datados do período entre os séculos XV e XIX, irão possibilitar a compreensão, de forma mais clara, da evolução do edifício ao longo do tempo.
O Mosteiro de Santa Clara
O Mosteiro de Santa Clara é uma das estruturas monásticas mais antigas da cidade de Évora, conservando ainda a sua volumetria e área de ocupação apesar das inúmeras adulterações que sofreu. Após a extinção da comunidade religiosa em 1903, o edifício foi ocupado por diferentes entidades até à década de 1950, quando foi convertido em escola.
Obra de Reabilitação
A obra de reabilitação do Mosteiro de Santa Clara, preparada pela Câmara Municipal de Évora, enquadra-se no “Programa Municipal de Conservação/Beneficiação do Parque Escolar”, com recurso a financiamento no âmbito do programa comunitário “Portugal 2030”.