26 de Novembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ROBERTO GRILO FORMALIZA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO

Roberto Grilo1

Roberto Grilo1

Roberto Grilo, 48 anos, economista, formalizou ontem, dentro do prazo legal definido, a sua candidatura independente à presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O atual presidente da CCDRA entregou mais 25% de subscrições da sua candidatura do que estipulava o regulamento eleitoral. As propostas são subscritas por autarcas de praticamente todos os partidos com eleitos no Alentejo e vários movimentos independentes. Roberto Grilo não contou com qualquer estrutura partidária para a recolha das subscrições.

“Decidi candidatar-me, como independente, quando percebi que posso unir o Alentejo em torno de um projeto comum, que há um grande reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi nos últimos cincos anos e porque tenho que ser sensível ao apelo da região para que não me fosse embora nesta situação de crise em que vivemos”, considera Roberto Grilo.

O candidato enfatiza que “o meu projeto, que é o projeto do Alentejo, é procurar um novo impulso para uma região segura e sustentável, com aposta nas diferenças territoriais e com a CCDR e os Fundos como instrumentos ao serviço do desenvolvimento”. E concretiza: “É um projeto com os olhos postos no futuro do Alentejo, pensando a região sempre em primeiro lugar. Sempre em diálogo, como nos últimos cinco anos, com os autarcas e as comunidades intermunicipais, assumindo compromissos e estabelecendo protocolos de colaboração. No desenvolvimento socioeconómico, no ordenamento, no ambiente. E continuando a aposta no sistema regional de inovação, com a Universidade, os Politécnicos, os Centros de Investigação e o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT)”.

Sobre

Roberto Grilo, 48 anos, é licenciado em Economia pela Universidade de Évora. É economista, portador da Cédula Profissional n.º 9850, emitida pela Ordem dos Economistas e tem o curso de Especialização de Mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus da Universidade de Évora; concluiu o Seminário de Alta Direção da Administração Pública (SAD) do INA — Instituto Nacional de Administração e o Curso Avançado de Gestão Pública (CAGEP) do INA — Instituto Nacional de Administração.

É presidente da CCDRA desde 29 de julho de 2015; vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 1 de março de 2015 até 28 de Julho de 2015 (por concurso público); vice -Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 20 fevereiro de 2012, nomeado em regime de substituição; entre abril de 2009 e fevereiro de 2012 foi técnico superior na área de Economia do Gabinete de Apoio ao Investimento e à Iniciativa Turística da Turismo do Alentejo, E. R. T.; entre 2007 e 2009, foi colaborador área comercial, financeira e gestão de clientes do Grupo Finibanco, S. A.; entre 2006 e 2007, foi coordenador e supervisor de auditorias na Floriano Tocha & Paulo Chaves, Associados, SROC, Lda; entre 2006 e 2007 foi consultor económico-financeiro da Tocha & Chaves — Consultores Financeiros; entre 2005 e 2007, foi presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Moravis, CRL; entre 2002 e 2005 foi chefe de gabinete do Governador Civil de Portalegre.

Skip to content