Foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Évora e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora (AHBVE), que estabelece uma comparticipação financeira para o ano de 2022 no valor aproximado de 160.000,00 € como compensação por serviços prestados ao Município no âmbito da Proteção Civil e ações de socorro às populações do Concelho.
A assinatura do documento de compromisso teve lugar, hoje dia 21 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e foi protagonizada pelo Presidente do Executivo Municipal, Carlos Pinto de Sá, e pelo Presidente da Direção da AHBVE, João Inverno, acompanhados no ato pelo Vereador responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Alexandre Varela e pelos dirigentes da AHBVE Paulo Monteiro, VicePresidente, e António Cebola, 1º Secretário.
O referido apoio tem como objetivo compensar os Bombeiros Voluntários de Évora, na medida do que é possível ao Município, pela sua tão vasta quanto imprescindível atividade, tanto de prevenção como de socorro às populações.
Esta inclui, entre muitas outras, as ações de cooperação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Évora, designadamente ao nível do planeamento dos grandes eventos, ameaças sanitárias pandémicas, prevenção primária e proteção de pessoas e bens. Fica assim formalizado um acordo de compromisso mútuo que evidencia a sólida e profícua cooperação institucional que tem caraterizado o relacionamento entre as duas entidades.
Fonte: C.M.Évora.