“EM TRÂNSITO”: UMA VIAGEM PELA ARTE DE PENÉLOPE CLARINHA NA IGREJA DE SANTIAGO EM MONSARAZ.
A Igreja de Santiago, situada na vila medieval de Monsaraz, acolhe a exposição de pintura “Em trânsito”, de Penélope Clarinha. A mostra estará aberta ao público de 11 de março a 7 de maio e apresenta um conjunto de 28 obras em acrílico e óleo sobre tela que prometem encantar os visitantes.
A artista descreve a exposição como uma coleção de trabalhos em trânsito, que transporta o visitante numa viagem que começa no presente e recua ao passado, das cores vivas para as mais esbatidas. Penélope Clarinha incentiva os visitantes a apertarem o cinto de segurança, pois esta viagem de marcha atrás promete ser emocionante.
Entre as obras destacam-se os autorretratos da artista, pintados antes da pandemia de covid-19, e os retratos de outras pessoas que surgem na coleção. A artista descreve a pintura como uma inquietação, uma montanha russa que reflete as situações do quotidiano, com um toque de malandragem aqui e um pouco de absurdo ali, inseridos num universo anacrónico, onde a imagem estática surge como dinâmica.
Penélope Clarinha tem um longo percurso na pintura, tendo apresentado os seus trabalhos em mostras coletivas e individuais em Portugal, Espanha e Macau desde a sua primeira exposição individual em 2002. A exposição “Em trânsito” é mais uma oportunidade para os amantes da arte apreciarem a sua obra e mergulharem numa viagem emocionante através da história e da imaginação.