A partir desta sexta-feira, dia 24 de março, será realizada uma exposição no Castelo de Elvas, intitulada “Duarte Darmas do cálamo ao drone”.
A exposição apresenta um estudo sobre o Livro das Fortalezas, que é considerado o mais singular documento da castelologia nacional, elaborado por Duarte Darmas, desenhador ao serviço do Rei D. Manuel I.
Duarte Darmas fez um levantamento da arquitetura militar castelar ao longo de toda a linha de fronteira, desenhando 56 castelos, incluindo o Castelo de Elvas. Para este projeto, o investigador Santiago Macias revisitou 20 dos castelos desenhados por Duarte Darmas, na região Alentejo, usando um moderno drone para entender as perspectivas a partir das quais foram desenhados e identificar continuidades e alterações na arquitetura das fortalezas representadas.
A exposição estará aberta ao público de 24 de março a 9 de abril, no primeiro piso do edifício da alcaidaria do Castelo de Elvas. Além da exposição, a iniciativa inclui um vídeo e um livro, sendo a autoria do texto alusivo a Elvas do Dr. Fernando Branco Correia.
A conferência inaugural, proferida pelo autor Santiago Macias, terá lugar no Castelo, às 18h00, do dia 24 de março.