No próximo dia 11 de abril, o Convento de S. Francisco, em Santarém, irá receber a sessão pública de apresentação do projeto para a construção do novo aeroporto, em Santarém. O evento contará com a presença dos municípios de Santarém, Golegã, Alcanena e Torres Novas, que irão assinar um acordo de cooperação intermunicipal com vista à congregação de esforços das autarquias para o planeamento do território para a nova cidade aeroportuária.
O Magellan 500 Airport é um projeto criado e desenvolvido ao longo de três anos por um consórcio de empresas privadas nacionais em colaboração com agentes locais, incluindo o Município de Santarém. O projeto foi incluído em duas das cinco opções estratégicas alternativas da Avaliação Estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa.
Além de servir Santarém, a nova infraestrutura permitirá atender uma vasta região, compreendendo territórios da Área Metropolitana de Lisboa, Oeste, Coimbra, Leiria/Fátima, Alto Alentejo, Beira Baixa e a Península de Setúbal, consolidando o Magellan 500 Airport como um contributo único para a região Centro de Portugal e para a coesão territorial do país.
Durante os estudos do projeto, foram desenvolvidas previsões de tráfego para a região de Lisboa, indicando que a procura da região Centro de Portugal poderá atingir os 50 milhões de passageiros em 2039 e chegar aos 100 milhões em 2063.
A sessão pública de apresentação do projeto será seguida de uma apresentação para a população no mesmo local, a partir das 17h30, para que os interessados possam conhecer mais detalhes sobre o Magellan 500 Airport e seus benefícios para a região.