REGUENGOS DE MONSARAZ: EXPOSIÇÃO “À VOLTA DO CACO” DE CLÁUDIA CID NA CASA DO BARRO EM SÃO PEDRO DO CORVAL
A Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval irá receber, de 1 de abril a 21 de maio, a exposição de cerâmica “À volta do caco”, da artista espanhola Cláudia Cid. A exposição é composta por um conjunto de peças pintadas com engobes, chacotados e vidrados, que resultaram do aproveitamento de fragmentos de uma grande taça e de peças já acabadas que se partiram durante a última cozedura ou transporte. A artista procura, com a mostra, refletir sobre o limite entre a cerâmica utilitária e não utilitária e como as pinturas, mesmo tendo surgido de peças utilitárias, podem existir de forma independente e autónoma.
Além da exposição, Cláudia Cid irá realizar quatro oficinas na Casa do Barro durante o período da exposição. A primeira, intitulada “Pintura de costumes”, ocorre em 2 de abril e será aberta à comunidade. As crianças que participarem do programa de atividades “Mais Páscoa – Férias em Cheio”, promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, terão acesso a três oficinas de cerâmica, que exploram temas como a história do caco, a pintura alentejana e a genealogia do caco.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30. A mostra foi organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e é uma oportunidade para conhecer o trabalho da artista Cláudia Cid e refletir sobre o valor da cerâmica utilitária e não utilitária.
Cláudia Cid é licenciada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo (Espanha) e com mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Realizou um estágio profissional na Olaria Tavares, em São Pedro do Corval, onde aprendeu as técnicas de extração de barro, construção de peças de grande dimensão, iniciação à técnica da roda e à cozedura em forno de lenha, aproximando-se dos métodos de construção tradicionais.