Conhecer a época em que Portugal foi morada de reis e rainhas e conhecer também um pouco da sua história, é o objetivo das feiras e festivais medievais que acontecem um pouco por todo o País.
Durante este fim-de-semana, de 6 a 9 de julho, a cidade de Elvas, Património da Humanidade desde 2012, mergulha na história transportando-nos para o passado com a 15ª edição do Festival Medieval, organizado pela Câmara Municipal de Elvas (CME).
O programa preparado para a edição deste ano, recheado de grandes momentos, começou esta 5ª feira, 6 de julho, com o tradicional desfile inaugural, iniciado junto ao Museu de Arte Contemporânea (MACE), na rua da Cadeia e que culminou na Praça da República. O desfile contou com a presença de grupos musicais inspirados nos cantos moçárabes da época, comerciantes, animadores, bailarinos e trovadores, bem como do executivo municipal, que também eles se vestiram de acordo com a época medieval.
Na Praça da República estão montadas tendas de comes e bebes e esplanadas temáticas abertas para quem delas quiser usufruir. Há ainda dois palcos, um na rua da Cadeia e um segundo frente ao Posto de Turismo para os diversos espetáculos temáticos a realizar ao longo de todo o fim-de-semana.
A realização deste evento obrigou ao condicionamento no centro histórico durante os quatro dias de festa. Assim não é permitido circular, na rua da Cadeia, do MACE até aos Cantos da Carreira, bem como no largo das Portas do Sol. Na Praça da República, só é permitido o acesso ao parque de estacionamento subterrâneo e à rua dos Sapateiros.