REGUENGOS DE MONSARAZ CRIA O PRIMEIRO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DO ALENTEJO CENTRAL
O Conselho Municipal de Turismo de Reguengos de Monsaraz foi criado como o primeiro do Alentejo Central, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico da região. A primeira reunião deste órgão ocorreu no dia 19 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, marcando o início de uma nova abordagem colaborativa para o turismo local.
O Conselho Municipal de Turismo de Reguengos de Monsaraz é um órgão colegial e consultivo que visa envolver setores público, privado, associativo e a sociedade civil na formulação de políticas e estratégias turísticas. Entre os principais objetivos está a promoção da notoriedade de Reguengos de Monsaraz como destino turístico, bem como a valorização da oferta turística da região, através da inovação, competitividade e cooperação entre os vários agentes.
Composição do Conselho Municipal de Turismo
Este órgão é presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, integrando ainda o vereador responsável pelo turismo, a Presidente da Assembleia Municipal, os presidentes das juntas de freguesia do concelho e um técnico do Serviço de Turismo da autarquia. Além disso, participam representantes de vários setores, como empreendimentos turísticos, unidades de alojamento local, enoturismo, restauração, empresas de animação turística e trabalhadores do setor.
Outras instituições representadas incluem o Curso Superior de Turismo da Universidade de Évora, a Escola Secundária Conde de Monsaraz, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).