Foi apresentada a primeira Agenda Digital do Alentejo, em Portugal, com o objetivo de incluir os recursos endógenos da região e promover a transição digital das empresas de forma sustentável e amiga do ambiente.
As prioridades estratégicas incluem a modernização da administração pública, competências digitais, infraestruturas digitais, transição energética nas cidades e cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento de competências digitais.
A governação da estratégia assenta num modelo quadruple-hélix, com a participação ativa das estruturas de governação política e estratégica, empresas e cidadãos.
A liderança da Agenda Digital é assegurada pela CCDRA e ADRAL, em cooperação com importantes agentes da sociedade. Foram definidos vários projetos mobilizadores, como a Banda Larga Alentejo, Laboratório de Serviços Digitais e Smart Region Alentejo.
Na apresentação da Agenda Digital do Alentejo, estiveram presentes a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Isabel Ferreira, o Secretário de Estado das Infraestruturas Frederico Francisco, o Secretário de Estado da Internacionalização Bernardo Ivo Cruz e o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o eurodeputado Carlos Zorrinho e o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva.