ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTALEGRE DÁ FORMACÃO A CERCA DE DOIS MIL EXECUTIVOS
A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT Portalegre) está a formar mais de um milhar de técnicos, gestores e empresários que operam no setor do Turismo desde a suspensão da formação inicial presencial e da atividade nesta área da economia portuguesa.
A formação contínua acompanhou a transição para as plataformas digitais e a EHT Portalegre, à semelhança das suas congéneres, aumentou, de forma muito considerável. O número de ações previstas era de sete, enquanto o número de alunos estimado era de 140. Com esta transição para as plataformas digitais, a EHT Portalegre aumentou o número de ações. Desde meados de abril, já organizou cerca de duas dezenas e teve uma audiência de duas mil pessoas.
No programa BEST Live Online Training – Business Education for Smart Tourism, a EHT Portalegre realizou/programou várias sessões para mais de 1100 pessoas em áreas como:
• O atendimento ao cliente como fator de diferenciação e gerador de valor acrescentado;
• Gestão da satisfação do cliente inhouse e gestão de reclamações;
• Marketing Digital : Bases para um bom desempenho na web;
• Community Management : Como criar uma ligação com o seu target;
• Social Media Strategy – Como Escolher a Rede Social para Promover o seu Negócio;
• Hotel Revenue Management: estratégias para aumentar as receitas e otimizar as oportunidades;
• Engenharia de Menus -design, otimização e gestão de desperdícios.
Para Celina Rodrigues, do Grupo Miramar – grupo com operação diversificada na área do turismo com sede na Nazaré – a experiência é uma mais-valia para os profissionais do setor. “Está a ser muito positivo participar nas ações de formação das Escolas de Turismo de Portugal. Além de se obterem novos conhecimentos relevantes e atuais, revê-se alguma matéria. Participei em várias ações e recomendo vivamente pois é uma ótima oportunidade enquanto se está em teletrabalho e os conteúdos têm sido muito interessantes. Espero continuar a usufruir mesmo depois do desconfinamento”, afirmou.
Manuel Belo, técnico responsável pela formação contínua na EHT Portalegre, realça a abrangência destas ações de formação à distância. “O Turismo de Portugal e as suas escolas têm um programa intenso de formação contínua. Com a alteração do contexto, com a diminuição quase total da atividade turística, transformámos as salas físicas, que permitiam realizar ações com 20 a 25 participantes, em verdadeiros auditórios. Conseguimos, assim, transmitir conhecimentos e ferramentas para uma audiência mais vasta e dotar as nossas empresas turísticas de melhores instrumentos quando acontecer a retoma”, explicou.
Além das ações BEST Online, a EHT Portalegre está a realizar sessões de formação executiva certificada online nas áreas do Marketing e Comunicação, da Higiene e Segurança Alimentar, na Gestão de Equipas e em Línguas. Os cursos realizados são:
• Inglês Técnico (Iniciação e Nível Intermédio);
• Alemão Técnico (Iniciação e Nível Intermédio);
• Espanhol Técnico (Iniciação e Nível Intermédio);
• HACCP Operacional : Prevenção e Pontos de Controlo;
• Customer Relationship Management : Como Implementar um Sistema de CRM;
• Estratégias de Otimização de Vendas em Época Baixa.
O número de participantes nas sessões de formação executiva certificada ultrapassa as duas centenas. “As formações promovidas pela EHT Portalegre, com as quais nunca tinha contatado, foram lançadas online e destacaram-se numa excelente surpresa: expressam uma dedicação, organização e um profissionalismo excecionais. Tendo um nível de inglês avançado certificado, optei em momento de quarentena, por navegar pelas bases com a formação de “Inglês Técnico – Iniciação”. Esta formação foi, de tal forma, cativante e enriquecedora, que não pude deixar de garantir a minha participação no seu seguimento com a formação de “Inglês Técnico – Intermédio”. O formador, Paulo Tavares, cativou e captou! Tanto a escola como os formadores são, agora, uma referência para mim, como profissional no setor do turismo e como consumidora exigente de formação”, explicou Cátia Afonso, da 3L – Lux Live Love: alojamento e serviços turísticos personalizados.
Ainda na área da formação executiva, a EHT Portalegre também está na linha da frente na preparação das empresas para o período pós-pandemia. Assim, e no seguimento da criação do selo de “Clean & Safe”, foram criados planos de formação específicos e protocolos de higiene, limpeza e atuação em consonância com as especificidades das empresas turísticas:
Empreendimentos turísticos, agências de viagem e empresas de animação turística. Nesta área, a escola de Portalegre integra a equipa de formadores.
A EHT Portalegre vai retomar alguma atividade presencial para os cursos de formação inicial a partir do próximo mês e, em simultâneo, dará continuidade ao programa de formação contínua no formato atual.