21 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ARTE FOTOGRÁFICA DE JOSÉ M. RODRIGUES: ‘NATUREZA MORTA’ NO PANTEÃO NACIONAL

ARTE FOTOGRÁFICA DE JOSÉ M. RODRIGUES: ‘NATUREZA MORTA’ NO PANTEÃO NACIONAL

CONV PANTEAO WEB

Exposição Fotográfica ‘Natureza Morta’ no Panteão Nacional: Um Olhar Sobre o Património Alentejano

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) apresenta a exposição de fotografia intitulada ‘Natureza Morta’, da autoria de José M. Rodrigues. Esta exposição é parte integrante do projeto Magalhães_ICC e será inaugurada no Panteão Nacional, em Lisboa, no dia 15 de setembro, às 18h30.

Abordagem Artística de José M. Rodrigues

José M. Rodrigues, fotógrafo alentejano e galardoado com o Prémio Pessoa, aceitou o convite da DRCAlentejo para capturar, através da sua abordagem artística, uma realidade que afeta a todos, sobretudo a partir de 2017: a profunda transformação da paisagem alentejana devido a práticas agrícolas que resultaram na destruição sistemática do património cultural na região.

Itinerância e Parceria com o Panteão Nacional

Esta exposição já percorreu diversos concelhos do Alentejo, nomeadamente Évora, Avis e Serpa, e agora é apresentada pela DRCAlentejo em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural – Panteão Nacional.

Sensibilização para a Proteção do Património

Com ‘Natureza Morta’, a DRCAlentejo, cumprindo a sua missão, pretende sensibilizar para a urgência da preservação dos valores patrimoniais, através do trabalho artístico e estético de um dos mais proeminentes fotógrafos portugueses. O catálogo da exposição inclui um texto detalhado e informativo do cientista e crítico de arte Jorge Calado.

Informações Práticas

A exposição estará patente no Panteão Nacional até ao dia 29 de outubro, com o seguinte horário: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Projeto Financiado pelo Programa Interreg – Espanha – Portugal

‘Natureza Morta’ é um projeto financiado através do Programa Interreg – Espanha – Portugal, no âmbito do Projeto Magalhães_ICC.



Skip to content