HOMENAGEM A ABÍLIO FERNANDES CELEBRA PATRIMÓNIO MUNDIAL DE ÉVORA
RECONHECIMENTO DOS 25 ANOS DE LEGADO DO ANTIGO AUTARCA
Comemorações em Évora destacam o património mundial
O 38.º aniversário da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial pela UNESCO será marcado por uma homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal, Abílio Fernandes. As celebrações, que decorrem a 25 de novembro, incluem ainda a comemoração de uma década do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.
A cerimónia principal terá lugar no Palácio D. Manuel, onde Abílio Fernandes será distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade, um reconhecimento pelos seus 25 anos consecutivos na liderança do município, entre 1977 e 2002.
Reconhecimento a uma vida dedicada a Évora
Abílio Fernandes, nascido a 22 de fevereiro de 1938, em Moçambique, licenciou-se em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa. Ingressou no Partido Comunista Português em 1976. Durante o seu extenso mandato, alcançou marcos históricos como a elaboração do primeiro Plano Diretor Municipal do país e a execução do Bairro da Malagueira. Sob sua liderança, Évora obteve, em 1986, a distinção de Património Mundial, tornando-se a segunda cidade portuguesa a alcançar este estatuto.
A sua carreira também incluiu a eleição como deputado à Assembleia da República e o recebimento de várias distinções, como o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e um doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora.
Encerramento com atividades culturais
O programa encerra a 26 de novembro com uma Oficina de Cante para jovens e crianças, seguida de um debate no Salão Central sobre a relação entre o Cante Alentejano e o Património Imaterial, reunindo especialistas na área.