PORTALEGRE VESTE-SE DE AZUL PARA SENSIBILIZAR E PREVENIR OS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Foi hoje, dia 29 de março, em conferência de imprensa, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre (CPCJP), que foi lançada a Campanha Laço Azul.
Abril, que se aproxima, é o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, em muitos países e também em Portugal.
Pelo segundo ano consecutivo, a CPCJ de Portalegre associa-se a esta campanha de sensibilização e segundo a presidente da CPCJ de Portalegre, Maria do Céu Frutuoso, “devemos abordar a temática dos maus tratos infantis, de uma forma permanente e apelando para a sua inversão e sobretudo alertar para os direitos das crianças”, afirmando ainda que “gostaríamos que os portalegrenses aderissem, de uma forma maciça, a esta iniciativa, e dissessem “Não!”, aos maus tratos na infância e juventude.”
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, “Temos que ter consciência que os maus tratos existem, infelizmente. Temos que sensibilizar o público, de que este é um problema não só de quem recebe os maus tratos, de quem os provoca, mas também um problema de toda a sociedade. É por isso que apelamos a que todos que adiram a este evento do Laço Azul.”
Esteve também presente nesta conferência de imprensa a comissária da CPCJ de Portalegre, Constantina Andrade, que realçou que “neste momento, temos 67 processos, ativos. É um número que tem vindo a crescer e o motivo prende-se com os muitos casos de violência doméstica, que são transversais a todo o país, e que cada vez são mais denunciados e relatados.”
Em 2018, a CPCJ de Portalegre trabalhou essencialmente com as escolas e com os comerciantes e este ano alarga o âmbito da atuação, envolvendo as instituições de forma a dar maior visibilidade a esta campanha.
Foram assim contactadas diversas entidades e, em particular, serviços e organismos com competência em matéria de infância e juventude, sensibilizando-os a colocarem um Laço Azul na antena ou espelho das suas viaturas.
Ambicionando também que o gesto se possa estender às viaturas da população em geral, apela-se desta forma à adesão dos portalegrenses a esta iniciativa, colocando também um laço azul nas suas viaturas. Foram ainda sensibilizadas diferentes entidades com serviços de atendimento ao público, para usarem o Laço Azul ao peito, para que juntos possamos levar mais longe esta mensagem e chamar a atenção, despertando as consciências para esta problemática.
A campanha de sensibilização do Laço Azul teve início em 1989, promovida por Bonnie W. Finney, uma avó que perdeu um neto e que viu uma neta ser vítima continuada de maus tratos. Na tentativa de chamar a atenção da comunidade, amarrou uma fita azul à antena do carro, usando a cor que lembrava os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos netos, para fazer com que as pessoas se questionassem. Um gesto que teve impacto, ao despertar a consciência, gerando toda uma onda de solidariedade, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção, na promoção e proteção dos seus direitos, que se propagou pelo mundo inteiro.
Atividades a decorrer no âmbito da campanha Laço Azul no mês de abril em Portalegre: Dia 3 abril| 09h30| Sala do Capítulo dos Paços do Concelho de Portalegre Dia 4 abril| 10h30| Edifício da Câmara Municipal de Portalegre Ao longo do mês de abril: Dia 30 abril| Encerramento das atividades |