22 de Julho 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

PRAIA DE MONSARAZ: PRIMEIRA A USAR COLORADD NO LAGO ALQUEVA

PRAIA DE MONSARAZ: PRIMEIRA A USAR COLORADD NO LAGO ALQUEVA
Inclusão na Praia de Monsaraz com o Código ColorADD

A Praia de Monsaraz no Lago Alqueva tornou-se pioneira ao implementar o código ColorADD, uma linguagem universal que permite a identificação de cores por pessoas daltónicas. Esta inovação faz parte das iniciativas do Município de Reguengos de Monsaraz para promover a acessibilidade e segurança balnear.

Implementação do Código ColorADD

A Praia de Monsaraz é a primeira no Lago Alqueva a adotar o sistema ColorADD. Este sistema foi introduzido pelo designer português Miguel Neiva e baseia-se na representação gráfica das cores primárias, facilitando a identificação das cores a quem sofre de daltonismo. O ColorADD já está presente nas bandeiras de praia, ecopontos de reciclagem e painéis de informação.

Benefícios para a Comunidade

A utilização do ColorADD na Praia de Monsaraz promove a inclusão de pessoas daltónicas, permitindo-lhes identificar as cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha), essenciais para a segurança balnear. Esta prática de acessibilidade não discriminatória é um passo importante para a integração social.

Expansão do Projeto

Desde 1 de junho, a primeira bandeira com insígnias ColorADD está hasteada na Praia de Monsaraz. A autarquia está a estudar a possibilidade de implementar este sistema também em estabelecimentos de ensino e em espaços culturais e desportivos, visando uma inclusão mais abrangente.

Dados sobre o Daltonismo

O daltonismo afeta cerca de 10% da população masculina e uma em cada 200 mulheres, o que corresponde a aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo. O código ColorADD torna-se assim uma ferramenta crucial para a inclusão destas pessoas em várias esferas da sociedade.

Temporada Balnear e Reconhecimentos

A época balnear na Praia de Monsaraz começou a 1 de junho e termina a 22 de setembro, com vigilância assegurada por nadadores salvadores das 9h às 19h. Desde a sua inauguração em 2017, a praia tem recebido a Bandeira Azul anualmente e, em 2019, ganhou o prémio de Praia + Acessível.

Reconhecimentos em 2024

Durante a presente época balnear, a Praia de Monsaraz exibe várias bandeiras de reconhecimento: a Bandeira Azul, a Bandeira ColorADD, a Bandeira de Praia Acessível, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 atribuída pela Quercus, e a classificação de Praia Saudável.



Skip to content