SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA EM PORTUGAL: PRIMEIROS DADOS DE 2024 REVELAM MAIS ACIDENTES E FERIDOS GRAVES
Sinistralidade Rodoviária em Portugal no Primeiro Semestre de 2024: Aumento nos Feridos Graves e Redução de Mortes
Portugal registou, nos primeiros seis meses de 2024, um aumento no número de acidentes rodoviários e de feridos graves, embora o número de vítimas mortais e de feridos ligeiros tenha diminuído em relação a 2019. Entre janeiro e junho deste ano, ocorreram 17.900 acidentes que resultaram em 220 mortes, 1.257 feridos graves e 20.795 feridos leves. Em comparação com 2019, o aumento dos acidentes foi de 2,8%, enquanto o número de feridos graves subiu 8,3%.
Comparação com Anos Anteriores
No Continente, 2024 registou uma ligeira descida nas vítimas mortais (-5,3%) e nos feridos leves (-0,6%) em relação ao período homólogo de 2019. No entanto, o número de feridos graves aumentou 13%, com 1.184 casos registados. Em comparação com 2023, registaram-se menos 19 mortes (-8,2%) e uma redução de 11,2% no índice de gravidade. Apesar destas melhorias, o total de acidentes aumentou 3,4%, bem como o número de feridos graves e leves, com subidas de 5% e 3,6%, respetivamente.
Tipologia dos Acidentes e Localização
Entre os acidentes registados, as colisões foram o tipo mais frequente, representando 52,9% do total e 41,1% das mortes. Já os despistes, que equivalem a 33,4% dos acidentes, foram responsáveis por 43,5% das mortes. No âmbito das localidades, 124 vítimas mortais ocorreram dentro das localidades, um aumento de 14,8% em comparação com 2019. Fora das localidades, a sinistralidade foi inferior, com uma redução de 23,7% nas mortes face ao mesmo período.
Análise por Tipo de Via e Categoria de Veículo
Mais de metade dos acidentes, cerca de 63%, aconteceram em arruamentos, resultando em 35% das mortes e 47,7% dos feridos graves. Nas estradas nacionais, registaram-se 19,5% dos acidentes, e nas autoestradas, 17% dos casos. Quanto aos veículos envolvidos, 71,5% dos acidentes incluíram automóveis ligeiros, seguidos dos motociclos, que representaram 21,4% das vítimas e tiveram um aumento de 34% face a 2019.
Fiscalização e Infrações Rodoviárias
A fiscalização aumentou significativamente no primeiro semestre de 2024, com 118,9 milhões de veículos inspecionados, o que representa um acréscimo de 75,6% em relação ao ano anterior. Destes, 72% das infrações registadas foram por excesso de velocidade, com uma taxa de infração global de 0,38%. As infrações relacionadas com o uso do cinto de segurança e do telemóvel reduziram-se em 46,1% e 32,7%, respetivamente, enquanto o número de detenções por condução sob o efeito de álcool também caiu 38,5%.