22 de Novembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

FÓRUM SOLAR FOTOVOLTAICO EM ÉVORA REÚNE SETORES PARA DISCUTIR TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO ALENTEJO

FÓRUM SOLAR FOTOVOLTAICO EM ÉVORA REÚNE SETORES PARA DISCUTIR TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO ALENTEJO
Encontro sobre Transição Energética no Alentejo

No dia 23 de outubro de 2024, o Fórum Solar Fotovoltaico teve lugar na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), em Évora, reunindo especialistas dos setores público, privado, académico e da sociedade civil. O evento, promovido pelo Laboratório Associado CHANGE e pela Universidade de Évora, teve como foco principal a transição para uma energia mais sustentável e acessível, num contexto de crescente investimento em centrais fotovoltaicas na região do Alentejo.

Objetivos e Estrutura do Evento

O Fórum, que contou com a presença de 40 convidados, enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada e multissetorial na implementação de centrais fotovoltaicas, apontando para o equilíbrio entre os impactos ambientais, sociais e económicos. Os debates foram estruturados em sessões plenárias, mesas-redondas e workshops participativos, nos quais se discutiram estratégias de mitigação dos impactos ambientais e de fortalecimento do conhecimento e monitorização dos efeitos socioeconómicos das instalações de energia fotovoltaica.

Participação e Colaboração Multissetorial

No discurso de abertura, Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Pedro Horta, responsável pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, e Susana Filipe, Diretora Executiva do CHANGE, sublinharam a importância de parcerias entre instituições académicas, organizações não-governamentais, associações e o setor público para assegurar uma transição energética inclusiva. Destacaram também a relevância de uma gestão territorial integrada, considerando a preservação dos ecossistemas e o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento e avaliação adaptados ao processo de transição.

Sustentabilidade e Desafios Locais

Durante a apresentação “A Sustentabilidade da Transição Energética em Portugal”, Júlia Seixas, professora da Universidade NOVA e investigadora do CHANGE, contextualizou as necessidades energéticas e metas nacionais para a transição até 2030. Destacou a importância de um modelo de gestão participativa na implementação das energias renováveis, com enfoque no envolvimento da comunidade local e numa visão de longo prazo que atenda aos desafios das alterações climáticas.

Sara Rodrigues e Joana Dourado, da CCDR Alentejo, abordaram a questão da implementação de infraestruturas fotovoltaicas em solo rural no Alentejo, sugerindo critérios específicos para a otimização do uso do território e proteção dos recursos naturais. A discussão na mesa-redonda, que contou com especialistas como Cristina Branquinho (cE3c/CHANGE/FCUL) e Jorge Mayer (EDP), abordou temas como a descentralização energética e os modelos agrivoltaico e ecovoltaico, que promovem a sinergia entre agricultura e produção de energia solar.

Recomendações para a Transição Energética

Com base nas discussões realizadas durante o Fórum, o Laboratório CHANGE irá elaborar um Policy Brief com recomendações de instrumentos políticos e mecanismos de governança, direcionado para a implementação de centrais fotovoltaicas no Alentejo. Este documento pretende servir de base para um planeamento ajustado ao território e contribuir para que o Alentejo responda à elevada procura por centrais solares, sem comprometer os recursos naturais e as metas nacionais de transição energética.



JOGOS DO DIA



LIGA BPI | PRIMEIRA FASE | FUTEBOL FEMININO
3ª Jornada
22 novembro 2024
15:00
SPORTING - LANK VILAVERDENSE
CAMPEONATO INTERDISTRITAL DE FUTSAL | ÉVORA E BEJA
5ª Jornada
22 novembro 2024
21:00
INTERNACIONAL - ALDENOVENSE
21:30
CUBENSE - ODEMIRENSE
21:30
NUC. SCP. PORTEL - NÚC. SCP. MOURA
21:30
MOURÃO - BARONIA
Skip to content