MONSARAZ RECEBE EXPOSIÇÃO DE BORUT PETERLIN COM TÉCNICAS DE IMPRESSÃO DO SÉCULO XIX
Imagem: Cedida pela C.M.Reguengos de Monsaraz
Borut Peterlin, um fotógrafo esloveno, apresenta a sua exposição “A New Earth/Silence” na vila medieval de Monsaraz, de 17 de maio a 7 de julho. A exposição acontece na Igreja de Santiago e pode ser visitada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h30.
As 37 fotografias presentes na exposição foram impressas pelo processo de colódio húmido, criado pelo inglês Frederick Scott Archer e utilizado entre 1850 e 1890. O artista utilizou impressões de carbono em vidro a partir de um negativo de colódio em placa húmida. Além disso, Borut Peterlin demonstrará vários processos fotográficos do século XIX num workshop que irá realizar no dia 17 de maio, pelas 18h, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval.
Ao longo da sua carreira, Borut Peterlin foi editor de fotografia de vários jornais e diretor de arte num festival de documentários. Desde 1998, tem apresentado os seus trabalhos em exposições coletivas e individuais em vários países, como Japão, Reino Unido, Áustria, Eslovénia, Bélgica, Lituânia, Eslováquia, Polónia, Luxemburgo, Turquia, Alemanha, China e Sérvia.
“A New Earth/Silence” tem estado patente no Museu Dolenjska, na Eslovénia, e agora viaja para Monsaraz. As suas fotografias abordam a existência humana, a transcendência do espírito humano, a natureza e o homem, mas também a luta interna entre o ego e a consciência.