IHRU lança concurso de 130 casas a rendas acessíveis em todo o país
O IHRU acaba de colocar 130 casas a rendas acessíveis a concurso, abrangendo 24 concelhos de Portugal. Este é mais um esforço no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar, com o objetivo de proporcionar habitação a preços controlados para famílias elegíveis.
130 casas a rendas acessíveis para concurso
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou o concurso de 130 casas a rendas acessíveis no dia 4 de outubro de 2024. Os interessados podem submeter candidaturas até ao dia 1 de novembro de 2024, através da plataforma ihruarrenda.portaldahabitacao.pt. As casas em questão variam em tipologia, desde T1 a T5, e estão distribuídas por 24 concelhos de norte a sul de Portugal, incluindo algumas zonas das Regiões Autónomas.
Concelhos abrangidos
Os imóveis disponíveis no concurso estão localizados em várias regiões do país, nomeadamente:
Algarve: Albufeira
Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Seixal
Área Metropolitana do Porto: Gondomar, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Valongo, Vila Nova de Gaia
Região Autónoma dos Açores: Praia da Vitória
Outras zonas: Caldas da Rainha, Coimbra, Penacova, Ponte da Barca, Torres Vedras
Critérios de elegibilidade e como concorrer
Podem candidatar-se pessoas ou agregados familiares que cumpram os critérios definidos pelo programa. O concurso oferece prioridade a certos grupos, como agregados com idade até aos 35 anos, famílias monoparentais e famílias que tenham sofrido quebras de rendimento superiores a 20%.
Para concorrer, os interessados devem submeter a sua candidatura online através da plataforma ihruarrenda.portaldahabitacao.pt. Os sorteios das candidaturas admitidas decorrerão no dia 5 de novembro de 2024, às 11h00, com transmissão pública online.