Sabóia Anfitriã do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030
Na última terça-feira, dia 14 de novembro, a localidade de Sabóia, situada no concelho de Odemira, foi palco da 3.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030.
Pontos de Situação do Alentejo 2020 e Perspectivas para o Alentejo 2030
Durante o encontro, foram abordados os pontos de situação relativos ao programa Alentejo 2020 e às projeções para o futuro, delineadas no Alentejo 2030. A reunião também contemplou a apresentação do Plano de Avaliação do Programa Regional Alentejo 2030 e do Plano Estratégico para a Comunicação do referido programa.
Visitas a Projetos Locais de Relevância
Como parte integrante das atividades do Comité, os membros da DGREGIO e Autoridade de Gestão realizaram visitas a projetos significativos na região. Destacam-se iniciativas como a Requalificação da Zona Ribeirinha de Odemira (PEDU), o Espaço CRIAR/CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, a EB1 de São Teotónio (Pacto CIMAL), e a Adega da Costa Atlântica, LDA.
Missão do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030
Vale ressaltar que o Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo para o período de programação 2021-2027, estabelecido pelo Despacho n.º 2789-J/2023 de 28 de fevereiro, desempenha um papel no monitoramento do desempenho do programa regional. A composição do Comité garante uma representação equilibrada de autoridades competentes, parceiros económicos e sociais, organizações não governamentais, entre outros.
Reuniões Anteriores e Próximos Encontros
Antes de Sabóia, o Comité de Acompanhamento já havia realizado reuniões em Elvas e Fátima, reforçando o compromisso com a abrangência territorial e representatividade.